No dia 28 de setembro, mais um sindicato deixou a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Desta vez, foi o dos petroleiros do Litoral Paulista que, em uma assembléia bem democrática e representativa, votaram pela desfiliação por 289 votos contra 67.
O sindicato do Litoral se soma agora aos três que já se desfiliaram: Alagoas e Sergipe, Rio de Janeiro e São José dos Campos. Os petroleiros de Duque de Caxias (RJ) marcaram um plebiscito e os do Pará e Amazonas já abriram o debate na base sobre a desfiliação.

A maioria da categoria, após as traições da FUP, está rompendo com a federação e construindo uma nova organização, a Frente Nacional dos Petroleiros. Com certeza, mais e mais bases seguirão este caminho e finalmente será possível varrer os governistas da FUP da categoria.

Outro acontecimento muito importante nessa assembléia é que um ativista da Conlutas propôs abrir a discussão sobre a desfiliação também da CUT. Segundo ele, seria muito importante se desfiliar da FUP, mas a CUT é a central que hoje cumpre a função de correia de transmissão do governo. Assim como os petroleiros necessitam de uma organização independente para organizar sua luta, os trabalhadores de todo o país necessitam de uma nova organização sindical e popular.

A este chamado, o diretor do sindicato Sérgio Salgado respondeu positivamente, afirmando que, principalmente no ramo petroleiro, onde a CUT se juntou à Força Sindical para fundar uma confederação, a necessidade de desfiliação da central é fundamental. Está aberto o debate. Agora é ir para a base, fazer a discussão política e marcar a data para a decisão.
Post author
Publication Date