Diante das denúncias cada vez mais contundentes sobre os escândalos no governo, crescem os protestos contra a corrupção. Nas ruas, é possível ouvir os comentários da população indignada com a roubalheira estabelecida nos poderes.
Aos poucos, vai ficando nítido que Lula não só sabia de todos os trambiques que
ocorriam embaixo do seu nariz, como também está envolvido. Os protestos que estão ocorrendo contra a corrupção surgem justamente neste momento em que cresce a indignação popular e ganham uma certa repercussão na imprensa. A Conlutas assume um papel cada vez mais importante, à frente da organização desses atos e da preparação do ato nacional contra a corrupção do governo e do Congresso e contra as reformas neoliberais de Lula e do FMI.

São Paulo (SP)
Cerca de 500 manifestantes protestaram no dia 20 de julho contra a corrupção e a política econômica do governo Lula, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Estudantes, sindicalistas e ativistas de movimentos populares foram às ruas demonstrar toda a indignação contra o mar de lama que toma conta de Brasília. O protesto foi inicialmente idealizado pela Coordenação Estadual de Entidades do Funcionalismo Público do Estado de São Paulo, sendo posteriormente encampado por outros setores de trabalhadores e por entidades e movimentos estudantis. Os manifestantes cantavam “Ô Lula, que papelão, tira do povo pra esconder no cuecão”.
Fortaleza (CE)
Houve um ato na noite de 21 de julho contra o governo do mensalão. Mais de 300 operários da construção civil marcharam pelas ruas da cidade contra a corrupção do governo Lula e contra o fim dos vale-transportes e implementação do PasseCard pela prefeita Luizianne Lins, da dita esquerda do PT. A marcha foi chamada pela Conlutas do Ceará e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil mobilizou fortemente a sua base. Os operários, mesmo cansados após um dia exaustivo de trabalho pesado, não se negaram a aderir à manifestação. A manifestação também contou com a participação do Sindicato dos Gráficos e de estudantes da Universidade Estadual do Ceará. O protesto fez ecoar pelas ruas as palavras: “Ô Lula, paga o mensalão, e a Luizianne impõe esse cartão!”.

Maceió (AL)
Também houve um protesto no dia 22 de julho, às 9h, em frente à Praça D. Pedro II. O ato foi chamado pelo Movimento Contra a Corrupção, do qual fazem parte entidades e organizações, incluindo a Conlutas. Os manifestantes exigiam uma investigação eficaz, punição para todos os culpados e reparação dos danos causados aos cofres públicos. O protesto também lembrou a operação Guabiru em Alagoas, exigindo a conclusão das investigações e a punição de todos os culpados.
Brasília (DF)
No dia 20, também houve um ato dentro do Congresso Nacional, durante o depoimento de Delúbio Soares à CPI dos Correios. A capa do Opinião Socialista, que trazia Lula de cueca recheada de dólares, saiu na TV e em jornais.

Taubaté (SP)
Durante uma visita de Lula à LG Eletronics, no dia 19 de julho, houve um protesto contra a corrupção. “Malas de dinheiro”, máscaras de políticos, o boneco de Lula com uma cueca cheia de dinheiro, chapéus de palha, faixas e muitas palavras de ordem formaram uma satírica “Quadrilha do mensalão”.
O presidente e sua comitiva participavam da inauguração de uma nova unidade da fábrica e foram recebidos pelo criativo protesto, que reuniu centenas de pessoas, convocadas por várias organizações, como Conlutas, Sindicato dos Metalúrgicos, PSTU, P-SOL, sem-teto e entidades da região.
A CUT, por sua vez, juntou-se ao PT e tentou realizar um ato de apoio a Lula, enquanto ocorria o protesto contra a corrupção.
No dia 23 de julho, uma nova manifestação foi realizada em Jacareí (SP). O ato ocorreu às 10h, no Centro da cidade, e também contou com a mesma “quadrilha do mensalão” montada em Taubaté pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Recife (PE)
Um protesto contra o governo também agitou o campus da Universidade Federal de Pernambuco, realizado por sem-teto, servidores públicos e estudantes, durante a visita de Lula à cidade.

Rio de Janeiro (RJ)
No dia 28 de julho, às 18h, acontecerá um ato contra a corrupção, as reformas e a política econômica do governo Lula, na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), do qual a Conlutas irá participar.

Post author
Publication Date