Desde as 14h da sexta-feira, os debates do Conat estão sendo transmitidos ao vivo, pelo portal da Conlutas. Hoje foram divulgados os primeiros dados sobre o acesso. Uma média de 80 pessoas tem acompanhado a transmissão, simultaneamente.

Segundo Bruno Prado, da empresa EPX, responsável pela transmissão, “podemos dizer que cerca de mil pessoas já tenham assistido ao programa até o fim da tarde de hoje“. O número exato de pessoas só será conhecido após o Conat, mas por um cálculo simples de horas, pode chegar até a duas mil.

Júlio César de Oliveira Costa, bancário de Ribeirão Preto, disse estar “triste por não ter comparecido a este que é o maior acontecimento da luta de classes brasileira dos ultimos anos, mas aqui do meu sofá vejo tudo, é como se estivesse lá, acompanho as plenárias, discussões, é como se estivesse lá. Fico interado de tudo, me dá até vontade de opinar“.

Marcelo Bertolo, estudante da Universidade Federal Fluminense só pôde chegar na manhã deste sábado e acompanhou os debates do primeiro dia pelo computador, de Niterói. “A qualidade está muito boa. Dá pra acompanhar todo o debate“, contou animado.

De fato, a qualidade e o som estão sendo bastante elogiados. A velocidade de transmissão da imagem pode variar de 32kbps a 148 kbps, dependendo da velocidade de conexão da pessoa em casa. Cada kbps quer dizer os dados são enviados a uma velocidade de 1.000 bits por segundo. O som de uma conversa por telefone é transmitido, em média, a 8 kbps.

O número de pessoas que estão acompanhando o Conat pela internet mostra o acerto da coordenação da Conlutas em adotar a transmissão. “Ao contrário da CUT, que discute o apoio a candidatura de Lula e apóia suas reformas, aqui não há o que esconder“, diz Fábio Bosco, da oposição bancária de São Paulo.

Neste sábado, o boletim diário distribuído no Conat avisava aos delegados sobre a transmissão. Muitos já estão ligando para suas casas, para os companheiros que não puderam vir, avisando da novidade.

Clique para acompanhar a transmissão