PSTU Macapá

O crime covarde contra Eliane da Silva, mãe, mulher negra e trabalhadora é efeito da política racista do sistema capitalista e resquício da ditadura. Eliane foi agredida por um policial com um soco no rosto, jogada no chão e algemada com extrema violência durante uma abordagem policial em frente à sua casa na zona norte de Macapá, na última sexta-feira, 18. Eliane relatou que ainda foi ofendida de “preta e vagabunda” pelo policial. O caso ganhou repercussão pois tudo foi filmado pelo filho da vítima.

A responsabilidade sobre a conduta dos agentes de segurança pública é do Governador Waldez Góes (PDT)! O que o governo do PDT faz para reduzir o índice de violência policial? Nada. A criminalidade segue aumentando e a polícia segue agredindo corpos negros.

A PM do estado do Amapá é uma das mais violentas do Brasil, de acordo com os dados do Atlas da Violência 2019 e da Secretaria de Segurança e Justiça do Estado. Nos últimos 5 anos houve crescimento de 500% de mortes cometidos por policiais em serviço. Além disso, também foram registrados casos de feminicídios envolvendo policiais. Em julho deste ano, o PM Leandro Freitas matou a tiros a namorada Ana Kátia Silva. Em 2018, o PM Cássio Mangas assassinou a tiros a ex-namorada, também policial, Emily Monteiro. Outro caso que também repercutiu ocorreu em 2017, quando uma mulher negra foi algemada e agredida com um tapa no rosto por um policial na zona sul de Macapá.

Repudiamos totalmente as agressões e ofensas cometidos contra Eliane e sua família! Exigimos a apuração e prisão dos PMs envolvidos no caso!
Basta de violência e racismo contra as mulheres negras! Pela Desmilitarização da PM!