Sabrina Luz, pré-candidata a prefeitura de Macaé

PSTU Macaé – Rio de Janeiro

A professora da Rede Municipal de Ensino, Sabrina Luz, foi o nome apresentado pelo diretório municipal do PSTU como pré-candidata à prefeitura de Macaé. A convenção do partido referendou o seu nome em setembro. Em um cenário até agora monopolizado por homens, empresários e parlamentares, Sabrina é, até o momento, a única mulher na disputa pela prefeitura no município.

Macaé é uma cidade populosa (260 mil habitantes), localizada no nordeste do Estado do Rio de Janeiro, e que é grande produtora de petróleo. Por esta razão, recebe grande aporte de recursos vindos desta fonte. Possui um dos maiores orçamentos do estado, cerca de dois bilhões de reais anuais. No entanto, a riqueza da cidade não se traduz em uma vida digna para os trabalhadores e trabalhadoras. É uma cidade profundamente desigual, com muita miséria, desemprego, falta constante de água, em que a maioria as escolas não possuem quadra de esportes e, por outro lado, os ricos ostentam sua vida luxuosa.

A pré-candidata iniciou sua vida política no movimento estudantil, quando ainda era secundarista em Belém do Pará. Em Niterói, formou-se em geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF). Em 2007, atuou como representante do centro acadêmico de seu curso, tendo participado de uma delegação de trabalhadores e jovens que visitaram o Haiti, então ocupado pelas tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), chefiada pelo governo brasileiro. Naquele país, a tarefa era levar a solidariedade e denunciar os crimes que aquelas tropas cometiam contra a mão de obra mais explorada do continente, nossos irmãos haitianos.

Atuante nos movimentos sociais, Sabrina foi Coordenadora do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE-Núcleo Macaé) por duas gestões. Ela é também ativista da luta pelo combate ao racismo, ao machismo e a LGBTfobia.

Nosso objetivo é destruir o capitalismo e a profunda desigualdade gerada por ele. Queremos que os trabalhadores e o povo pobre participem da vida política, cotidianamente, através de conselhos em cada bairro de Macaé”, defende Sabrina. De acordo com a candidata, o Brasil nunca teve um governo comunista ou socialista, o PT também governou para os ricos e Bolsonaro faz o mesmo, mas, ainda pior, defende a volta da ditadura. “Não devemos ter ilusão em nenhum destes dois campos que já se apresentam no debate eleitoral municipal”, afirmou a professora.

O PSTU quer debater com todos a necessidade de uma mudança radical na cidade e no país. A pré-candidata afirmou ainda que: “Esta pandemia é mais uma prova que o capitalismo não serve para nenhum trabalhador. Enquanto o Brasil supera as 130 mil mortes e o desemprego explode, 42 multimilionários brasileiros aumentaram seu patrimônio em mais de 170 bilhões de reais. Ou destruímos o capitalismo ou ele irá nos destruir fisicamente, como já fez com George Floyd e João Pedro. Nosso objetivo é construir uma alternativa socialista para tudo que está aí”. É este debate que a pré-candidata quer trazer para a realidade de Macaé.