Protesto em Aracaju

O presidente Lula, após ser vaiado na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, foi recebido com vaias também na visita desta semana ao nordeste, para anunciar investimentos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) na região. Assim como no Maracanã, a festa de aplausos foi interrompida pelas vaias, a partir de protestos em Aracaju (SE), na quinta, 26, e em Natal (RN), na sexta, 27. Lula também esteve em João Pessoa (PB) e em Teresina (PI).

Em Aracaju, petroleiros, estudantes e trabalhadores da UFS, servidores do INCRA e ativistas de outras categorias realizaram uma manifestação em frente ao Centro de Convenções para protestar contra as reformas neoliberais, o PAC, a transposição do Rio São Francisco e os ataques ao serviço público. O protesto durou toda a manhã e terminou com a queima de um boneco de Lula. Do lado de dentro, o governador Marcelo Déda (PT) tentou realizar um mega espetáculo para receber Lula e anunciar a entrega de R$ 98 milhões para obras do PAC, entre as quais a transposição do “Velho Chico”.

Nos dias que antecederam a “festa”, faixas foram colocadas em vários pontos da capital de Sergipe, fazendo referências ao PAC. No dia, foram levados cartazes e faixas com dizeres como “PAC – Plano de Aceleração da Corrupção – Prisão e confiscos dos bens dos corruptos e corruptores” e foi distribuída uma nota assinada pela Conlutas e por todos os setores envolvidos explicando o que de fato representa o PAC. Uma faixa improvisada foi feita com o alerta: “Lembra da vaia no Pan? Isso foi só o começo!!!“

O protesto uniu diversos setores que estão em luta no estado. Os estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão em greve desde o dia 13 de junho, após uma mega-assembléia, com mais de 1.800 pessoas. Além dos estudantes, os técnicos administrativos da UFS também estão parados, desde 28 de maio. Eles participaram do protesto, denunciando, entre outros pontos, o plano do governo de criar Protesto reúne 200 em Natal
Na sexta-feira, dia 27, cerca de 200 manifestantes, organizados pela Conlutas, levaram cartazes com frases de protesto contra Lula, no lançamento do PAC. Eles não puderam entrar no Centro de Convenções da cidade, mas exibiram faixas pedindo a prisão de corruptos e corruptores, em apoio às greves do funcionalismo e contra o projeto do governo que restringe o direito de greve, o PLP-01.

LEIA TAMBÉM

  • Funcionalismo e estudantes fazem fortes greves em Sergipe
  • Greves enfrentam frente popular de Pernambuco