Manifestante protesta com cueca
www.180graus.com

Nesta quarta, dia 03 de julho, o presidente Lula precisou de forte aparato policial para impedir a manifestação dos militantes da Conlutas, na sua visita à Vila Irmã Dulce, em Teresina (P), tida como “menina dos olhos” do projeto Fome Zero. A visita de Lula à capital do Piauí faz parte do `banho de povo` que o presidente tem tomado nos últimos dias, para tentar manter-se imune à crise política do país e deter a queda nos índices de popularidade.

Os manifestantes foram impedidos de se aproximar do palanque oficial, mas conseguiram furar o forte bloqueio de mais de 400 homens das polícias Militar, Civil e Federal, fortemente armados e aparelhados com viaturas, motos e a cavalos. Um esquema inimaginável para os moradores que estão acostumados a caminhar pelas esburacadas ruas da Vila Irmã Dulce.

Os moradores ficaram indignados por não poderem voltar às suas próprias casas, barrados pelo fortíssimo esquema de segurança, o que foi muito diferente da outra visita no início do governo, quando Lula ainda conseguia iludir a população.

A Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) organizou o protestos, que reuniu em torno de 200 pessoas, com a adesão de 40 funcionários dos Correios, que faziam um protesto em separado, preparando a greve de setembro, e vieram com seu carro de som para a manifestação da Conlutas.

`FotosLula teve que mudar seu trajeto e fazer um percurso mais longo para evitar a passagem pela rua de acesso ao palanque, ocupada desde as 13h pelos manifestantes da Conlutas. Mesmo assim, ao visitar uma casa de uma moradora local, “maqueada” para dar a idéia de que toda a Vila foi atendida, Lula teve que ouvir, a menos de 30 metros de distância, as palavras de ordem: “é ou não é, piada de salão, o chefe da quadrilha é o presidente da nação”; “Lula pagou o mensalão, e o povo ficou na mão”; “Ô Lula, você sabia, Marcos Valério é o seu PC Farias”; “È muito roubo, muita mutreta, é o Lulinha e seus 500 picaretas”. Quando Lula saiu da casa “maqueada”, as palavras de ordem foram pro espaço e o coro era um só: “Ladrão, ladrão”.

Vários sindicatos ligados ao PT organizaram claques para aplaudir o presidente do mensalão, mas o maior de número dos presentes eram crianças das escolas estaduais (hoje em greve) e dos projetos do governo petista do Piauí, que tiveram as aulas suspensas e foram uniformizadas para aplaudir Lula. O coro de vozes infantis foi muito nítido quando Lula chegou, no estilo Xuxa, com quase três horas de atraso, acompanhado do cantor piauiense Frank Aguiar. Lula começou a sentir no Piauí que sua popularidade está bastante aranhada, pois até mesmo as crianças saíram dizendo: “eu só vim por causa da camiseta, eu sei que ele está roubando”.