Detalhe do convite do lançamento

Duas militantes do PSTU estão entre as autorasO livro Elas Contam, uma coletânea de contos com temática lésbica chegará às livrarias de todo país e será lançado em São Paulo no próximo dia 25 de novembro.

Com texto de apresentação de Vange Leonel e apresentação de Lúcia Facco, autora dos livros As heroínas saem do armário e Lado B; o livro é inteiramente ilustrado por Lara Lunna.

Diz Lúcia Facco, uma das organizadoras: “Tivemos, ao organizar este livro, a preocupação em trazer à luz não textos que seriam escolhidos apenas por terem sido escritos por lésbicas, com temática lésbica. A proposta foi, na verdade, mostrar que esses textos não são apenas uma versão homoerótica daquelas historietas de amor, que podem ser compradas nas bancas de jornal, e seguem aquele modelo batido e cansativo, apenas substituindo os personagens masculinos por femininos. Nem tampouco são meros panfletos que dizem `como é bom ser lésbica`. Nada disso. Desejamos mostrar que eles podem ser muito mais do que isso. Podem ser textos saborosos, bem feitos, com excelente qualidade literária. Textos que realizem uma das principais características de um texto literário: subverter o pensamento, provocando reflexões profundas nos leitores.Os textos desta coletânea fazem exatamente isso.“

São 15 autoras e 15 contos, assim descritos na apresentação do livro:
“Glória Azevedo, a poesia em prosa; Paula Marinho, o reencontro; Naomi Conte, o impressionismo; Mariana Cortez, o humor fino; Helena Fontana, o encontro; Lara Lunna, a aventura; Lúcia Facco (esta que vos fala) a crença no “irreal”; Andréa Ormond, a angústia e a esperança; Hanna-K, a melancolia; Jackie Rodrigues, a entrega; Carol Rodrigues, o sado-masoquismo; Lavínia Motta, o amor que se basta; Laisa Mackenna, o mítico; Danieli Hautequest, o perdão e Laura Bacellar, convidada especial, fundadora do selo GLS no Brasil, a certeza, confiança.” Entre as autoras, duas são militantes do PSTU: Helena Fontana (Mariúcha) e Carol Rodrigues.

O Lançamento em São Paulo acontecerá no dia 25 de novembro na livraria Arsenal do Livro, na Rua Matias Aires, 78. Terá a presença das autoras, exposição de quadros de Lara Lunna e bebidas, petiscos e refeições poderão ser adquiridos no local.

O livro também será lançado no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro, às 18h, na livraria do Museu da República, no Catete.

Publicado pela editora Corações e Mentes, o livro tem 160 páginas e custa R$ 26. Pode ser adquirido a partir do dia 25, nas livrarias ou pelos sites www.elascontam.com.br e www.editorasundermann.com.br.