No dia 28, durante o Fórum Social Mundial, o militante e cientista político José Welmowicki estará no município de Alvorada (RS), para uma palestra e o lançamento de seu livro “Cidadania ou classe: o movimento operário da década de 80“. O evento terá início às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Alvorada.

O livro, publicado pela editora José Luis e Rosa Sundermann, analisa como a palavra cidadania, nos últimos dez anos, passou a integrar o vocabulário de muitos que se reivindicam de esquerda, ao mesmo tempo em que foram sendo deixadas de lado expressões como luta de classes e socialismo.

Logo no início do texto, Welmowicki afirma: “Os interesses da maioria explorada não são os mesmos da minoria exploradora. Os lucros de uns implicam na miséria de outros. Omitir essa oposição em nome de uma pretensa igualdade entre todos a ser atingida dentro da sociedade atual desvia os explorados da busca da necessária unidade de classe para acabar com a exploração. E os deixa a mercê do canto de sereia por uma saida conjunta sem radicalismos“.

O AUTOR – José Welmowicki iniciou sua militância política em 1973, no movimento estudantil. Foi preso em 1978, por organizar a Convergência Socialista. Ajudou a construir oposições sindicais em várias categorias e atuou nos congressos da CUT de 1984 a 1988. Com Mestrado em História Social do Trabalho pela Unicamp (com o texto que deu origem ao livro, atualmente cursa o Doutorado em Sociologia do Trabalho na Unicamp, estando prestes a apresentar sua tese sobre Cidadania e Luta de classes.

Lançamento de “Cidadania ou classe : o movimento operário da década de 80“
28/01, sexta-feira, 19 horas, entrada franca
Local: Câmara de Vereadores de Alvorada (Av. Presidente Vargas, parada 48
Promoção: Diretório municipal do PSTU – Alvorada (RS)

  • ENCOMENDE O LIVRO “CIDADANIA OU CLASSE“ NA LOJA DO SITE DO PSTU