Será realizado em julho o IX Congresso Mundial da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI). É um congresso muito importante porque se realiza no marco de processos muito agudos da luta de classes no mundo, como a guerra de liberação do povo iraquiano contra os invasores imperialistas (que voltou a colocar na ordem do dia a possibilidade de uma derrota militar do exército norte-americano) e as revoluções que recentemente sacudiram a América Latina. Ao mesmo tempo, a esquerda vive uma profunda crise, com a maioria de suas organizações abandonando conceitos e posições estratégicas, como a tomada do poder, a necessidade da revolução socialista, a concepção de partido leninista etc.

A realidade faz com que esse debate não seja somente teórico e programático, mas muito concreto e candente. Cremos que são discussões-chaves para a LIT-QI e também para todos os revolucionários. São temas que dizem respeito ao presente, ao futuro e às perspectivas da revolução no mundo. Por isso, queremos convidar outras organizações, que se reinvindicam revolucionárias, a participar do debate pré-congresso.

Nesta edição do Correio Internacional, apresentamos um resumo dos principais documentos que serão discutidos no Congresso: as Teses sobre a situação mundial e o Balanço da LIT-QI. Esses documentos seguramente são insuficientes. Por isso, esperamos suas críticas e contribuições, para debater e divulgar para toda nossa organização internacional. Esperamos que a discussão ajude na compreensão das grandes mudanças ocorridas no mundo nas últimas duas décadas, na correta avaliação da situação mundial e a definir as tarefas dos revolucionários no mundo hoje.

Baixe a versão em PDF desta edição do Correio Internacional

Post author Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (www.litci.org)
Publication Date