Américo Rodrigues de Novaes, uma das lideranças dos sem-teto do Parque Oeste Industrial, em Goiânia, foi preso no dia 26 de outubro. Américo foi abordado pelos policiais quando levava seus filhos à escola. O pedido de prisão foi decretado pela Justiça de Goiânia a pedido do delegado responsável pelas investigações da operação criminosa feita pela polícia no Parque Oeste industrial no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, foram assassinados dois sem-teto, centenas ficaram feridos, sendo que um jovem ficou paraplégico.

Até agora, nenhum policial ou autoridade responsável pela ação criminosa daquele dia teve a prisão decretada, como também não está sendo apurada a responsabilidade do governador, responsável pela desocupação.
A desculpa para prender Américo foi a de facilitar a investigação sobre um tiro dado em um tenente da Polícia Militar, por ocasião da “Operação inquietação“ no dia 14 de fevereiro.

As famílias despejadas do Parque Oeste, atualmente estão acampadas em péssimas condições, em uma área provisória no Setor Grajaú, a espera do assentamento em área definitiva. O pedido de prisão tem validade por 30 dias.
Todas as entidades e os movimentos sociais devem enviar moções ao governo de Goiás exigindo a imediata libertação de Américo.

*com informações de Gibran Jordão e do MTL-GO

Envie moções para:
Governador do Estado de Goiás
Marconi Ferreira Perillo Júnior
[email protected]
Secretário de Segurança Pública
Fax (62) 265-1001 ou 265-1002
[email protected]
Com cópia para [email protected]

Post author Da redação *
Publication Date