Todo apoio aos trabalhadores e ao povo da LíbiaNo dia 22 de fevereiro, Muamar Kadafi falou na televisão estatal. Denunciou os “jovens de 16 e 17 anos drogados que assaltam as estações”. Assegurou que os rebeldes e os líderes tribais e burgueses da região oriental que os incentivam são a ponta de lança de uma tentativa dos Estados Unidos de voltar a dominar o país como fazia antes de ele chagar ao poder em 1969. Chamou “ao povo que ama Kadafi a sair às ruas” para enfrentar os rebeldes e defender a independência do país e seu líder. É, de fato, um chamado à guerra civil contra os insurretos.

Para começar, Kadafi foi quem permitiu o regresso das petroleiras e demais multinacionais ao país e há tempos deixou de ser um líder antiimperialista. Por outro lado, o que se vê agora na Líbia em meio a sangue e fogo, não são meninos drogados, mas uma revolução que vai libertando regiões conforme avança e enfrenta um verdadeiro massacre perpetrado pelas tropas de Kadafi para conter a rebelião.

Frente à repressão, as massas se viram obrigadas a se organizar em comitês populares e se armar – em muitos casos, unidas a oficiais e soldados que desertaram com armas e bagagens – para poder continuar lutando pela queda do regime, por liberdades democráticas e por respostas à fome, ao desemprego e aos baixos salários.

Em Trípoli, segue a luta
O jornal espanhol El País descreveu em 21 de fevereiro a rebelião em Trípoli: “Várias agências informam que alguns edifícios governamentais da capital líbia estavam em chamas esta manhã e que as sedes da televisão e da rádio públicas foram saqueadas e queimadas por uma máfia enfurecida na madrugada passada. ‘A Casa do Povo (Parlamento) está em chamas; os bombeiros tratam de apagar o fogo’, explicou uma testemunha citada pela Reuters. Al Jazeera informa que a sede central do Governo líbio e o edifício que abriga o Ministério da Justiça em Trípoli também foram incendiados’.”

O El País também descreve a repressão: “O que estamos presenciando hoje é inimaginável. Aviões e helicópteros militares estão bombardeando um bairro após o outro’, assegurou Adel Mohamed Saleh, um homem que se declara ativista anti-Kadafi.
Segundo Saleh, contatado por telefone pela Reuters, os bombardeios acontecem a ‘cada 20 minutos e estão produzindo ‘muitíssimos mortos’ (pelo menos 250 pessoas morreram segundo a rede Al Jazeera).” Informes posteriores elevaram as mortes a mais de 600.
No resto do país, comitês populares armados “libertam” cidades. O correspondente da CNN, Ben Wedeman, que conseguiu entrar na Líbia pela fronteira com o Egito, dizia: “Grupos de homens civis, com armas que vão de escopetas a metralhadoras, guardavam as ruas na Líbia oriental na segunda-feira (21/2), estando os líderes opositores em forte controle de grande parte da região. Grupos oposicionistas formaram ‘comitês populares’ para manter a ordem de algum modo depois de expulsar as tropas oficiais”.

Continua o jornalista da CNN: “Gente da Líbia oriental nos disse que centenas de mercenários da África subsaariana foram mortos ou capturados enquanto lutavam por Kadafi. Líderes opositores dizem que estão preocupados que forças pró-Kadafi possam tentar retomar a área, por isso os homens permanecem armados nas ruas”.

Renúncia de funcionários, divisão e deserções nas forças armadas
Conforme avança a revolução, acontecem renúncias de altos funcionários do regime. Começando pelo ministro do Interior e general do Exército, Abdel Fattah Younes al Abidi. Depois, renunciaram os ministros da Justiça e das e Emigrações.
Dois pilotos de bombardeiros líbios desertaram em Malta com seus aviões Mirage, no último dia 21. Uma fonte do governo de Malta disse que os pilotos desertaram para não cumprir ordens de bombardear a população civil.

Insurreição popular com elementos avançados de duplo poder nas zonas libertadas
Neste processo, acontece uma unidade de ação muito ampla contra a ditadura, da qual participam trabalhadores, setores populares e, inclusive, com a adesão de setores burgueses, mais oficiais e tropas desertoras das forças armadas, e agora se agregam, também, altos funcionários do regime. Está claro que é necessária a mais ampla unidade de ação com todos os setores, inclusive os burgueses descolados do regime, para acabar com esta ditadura genocida entrincheirada.

O fato de que a única resposta de Kadafi seja bombardear com a força aérea e enviar mercenários para atacar os rebeldes e que o mesmo diga que se “dispõe a morrer”, mostra seu desespero frente ao crescimento do bloco de oposição.

Não sabemos quanto vai durar o enfrentamento nem qual será seu resultado, ainda que neste momento a balança se incline claramente em favor das massas. Com uma insurreição na qual se fortalecem os crescentes elementos de duplo poder, inclusive com zonas libertadas que abarcam não só dez cidades, especialmente do lado oriental, mas também vários dos centros de produção e distribuição de petróleo e gás.

É evidente que a tarefa decisiva da revolução agora é derrotar as forças da ditadura em Trípoli e derrubar Kadafi. E, para isso, é fundamental unificar solidamente todas as forças sociais, políticas e militares que sustentam a luta.

Isto não significa, no entanto, que todos os que participam da luta tenham os mesmos interesses ou pensem nas mesmas medidas para quando, depois da queda de Kadafi, se tenha que construir o novo poder para a nova Líbia. Para defender seus interesses, os trabalhadores necessitam de uma organização independente dos burgueses de sua própria direção.
Nós, da LIT-QI, estamos convencidos que essa direção operária deveria ter como norte estratégico impor um governo dos organismos dos trabalhadores e do povo, apoiado no armamento geral da população, para destinar os recursos do país a atender às necessidades mais urgentes do povo e reconquistar a independência do país, expulsando as multinacionais que Kadafi permitiu que regressassem à Líbia. Tarefas que só poderão ser cumpridas em unidade com os trabalhadores e os povos de toda a região.

O povo líbio aprendeu com as revoluções da Tunísia e do Egito. Agora é a vez da insurreição líbia tomar a dianteira da revolução árabe.

*Gabriel Massa faz parte da direção da LIT-QI. Este texto é parte da revista Correio Internacional nº 4, 2011.

Post author Gabriel Massa *
Publication Date