Veja abaixo comentários enviados pelos internautasNo final de 2006, o portal do PSTU realizou uma pesquisa, da qual participaram 372 pessoas. A pesquisa iniciou no dia 15 de dezembro, divulgada a partir da pergunta “O que você vai fazer nos próximos três minutos?“. Foi o tempo para responder as 20 perguntas e preencher suas opiniões em um espaço livre. Como forma de incentivo, seis leitores foram sorteados e receberam as revistas Versus Nicarágua Guerrilheira e a edição do Correio Internacional sobre os dez anos do governo sandinista. O primeiro sorteado ainda recebeu o livro A Revolução Traída, de Leon Trotsky.

As respostas dos leitores ajudarão a preparar as mudanças e melhorias no portal e, principalmente, permite entender mais sobre quem são as pessoas que nos visitam e o que desejam. Entre o público que respondeu a pesquisa, a maioria possui até 25 anos e conhece o portal há mais de dois anos. Estas pessoas, mesmo não sendo militantes em sua maioria, visitam o portal regularmente, na maior parte das vezes de casa, sendo que a maioria retorna na mesma semana e abre mais de duas páginas para ler.

A pesquisa procurou saber qual a satisfação com o site e, para isso, os internautas puderam dar uma nota. A média geral foi de 8,2, mostrando a aprovação com o que vem sendo feito, principalmente após a reestruturação realizada em 2005. A maioria dos leitores também mostrou-se satisfeita com o conteúdo dos textos e com o design atual do portal.

Uma das coisas que foi pedida aos que participaram foi que respondessem com sinceridade e isso parece ter sido atendido. As respostas também apontaram fragilidades no portal. A principal delas em relação a atualização dos textos. Uma quantidade expressiva de pessoas respondeu estar apenas ‘razoavelmente satisfeito’ com a atualização que vem sendo feita. Muitos também responderam que, por algumas vezes, já ocorreu de visitarem a página e não encontrarem textos novos para leitura. Isto já vinha sendo identificado pela equipe que produz o portal e foi um dos motivos para realizar a pesquisa. Desde janeiro, como os leitores podem perceber, estamos com uma atualização mais ágil, publicando mais artigos, de uma variedade maior de assuntos. Nosso objetivo é manter esse ritmo e avançar, para que o portal possa acompanhar de fato os principais fatos da realidade do país e do mundo e das lutas dos movimentos sociais.

Outro aspecto sobre o qual os leitores se manifestaram foi sobre a quase nenhuma interatividade. Essa é uma característica da internet de hoje, com leitores se tornando produtores de conteúdo e interagindo, tanto entre si como com autores. Entre os diversos itens sugeridos, estão a inclusão de espaços para comentários, publicação de conteúdo e chats. Além disso, muitos também disseram considerar importante a utilização de mais conteúdo multimídia, como vídeos, áudios e mais imagens.

O Portal do PSTU agradece a participação de todos e estará utilizando as respostas e sugestões para implementar mudanças importantes durante o decorrer deste ano. E, se você não pôde participar da pesquisa, não deixe de enviar suas opiniões pelo e-mail [email protected].

  • CONHEÇA OS SORTEADOS
    Marco Pollo Quinta Ribeiro, Goiânia (GO) (ganhador do livro)
    Lincoln Leandro Álvaro, Capanema (PA)
    Rafael Borguin Eustáquio, Osasco (SP)
    Giuseppe Moscone Junior, Guarulhos (SP)
    Wallace da Silva Camargo, Rio de Janeiro (RJ)
    Raphael de Assumpção Jamielniak, Curitiba (PR)

  • LEIA ALGUMAS DAS OPINIÕES

    O grande papel que o site cumpre é de dar agilidade da informação ao internauta. cumpre uma função muito importante o fato dos lutadores de todos os lugares do brasil poderem enviar textos para contribuir. mantenham essa mesma dinâmica.

    “Apesar de não ser completamente a favor do pstu reconheço que o site é bom.

    “acho q deveria dar + importancia a temas de formação politica,temas relacionados a juventude,é deve haver debates sobre temas especificos com a participação de algum teórico sobre o assunto.

    “seria muito interessante divulgar no portal nacional sobre futuros cursos de formação politica dado em sedes do pstu, de modo a estimular as pessoas a se aprofundarem no marxismo.“

    “o portal está de nota 10. porém, acredito que com mais textos de nahuel moreno traduzido para o português no portal, o enriqueceria ainda mais!

    “o portal melhorou 100% comparando com dois anos atras. eu acho ele exelente.avanti!!“

    “gosto muito do site, desde seu conteúdo, até a sua cor. infelizmente, as limitações de acesso à internet ainda é muito grande para a maioria da classe trabalhadora, mas isso não torna o site menos importante. um abraço companheiros.

    “o portal do pstu tem um bom design, realmente não precisa mudar nada. a não ser q seja captado algum cansaço dos internautas, o q eu acho improvável. se tiverem que mudar, mudem bem pouco. o portal já tem sua identidade.
    marcos fonseca p-sol-bahia“

    “vocês já faziam o melhor informativo(opinião socialista), agora na rede,são o que há de mais confiável.os artigos sobre cultura são incomparáveis, e o site é bonito.
    parabens!“

    “eu adoro o portal assim como o opinião socialista, só queria um espaço maior de comunicação com os autores e poder colocar nossa opinião…parabéns para os que constroem todos os dias esses materiais…

    “o que eu considero mais importante são os textos e livros para download de formação politica

    “gostaria de maior participaçao dos leitores, e que o site nao usasse ferramentas computacionais de monopólio americanas.“

    “desde que conheci o portal aprendi muito, baixei muita coisa e li muito, estou pensando em me filiar ao partido. a página é exelente em tudo, principalmente nos textos, com os quais concordo plenamente e também gostei muito da cartilha. saudações!!

    “O portal é o mais útil aos militantes da esquerda revolucionária. isso é unanimidade aqui em casa.gostaria de pedir que, com mais freqüência, fossem publicados textos na editoria de cultura.“

    Só gostaria que o portal fosse atualizado com mais freqüência e que tivéssemos mais sites sobre teoria, uma vez que as lutas e manifestações são bem cobertas!

    O site ainda tá meio ““quadrado““, diferente, por exemplo, do gif de entrada pra esta enquete. falta um pouco de criatividade ainda, mais pra como era antes foi um puta avanço! ah sim: e o nosso site é bem mais legal que o do pcdob!

    “na maioria das vezes, fico pouco tempo no site porque já tinha lido as matérias anteriormente, é preciso atualiza-lo mais vezes.“

    o site é muito bom. creio que a quantidade de artigos teóricos clássicos marxianos e marxistas sejam insuficientes. e sempre que há um ato não está previamente no site, uma negligência pesada!!!

    ‘Talvez fosse mellhor atualizar com um pouco mais de frequencia. mesmo sendo o site de esquerda mais atualizado que eu conheço

    A atualização das páginas movimento, juventude e partido é nuito rara.“

    “parabéns, é um dos melhores sites da esquerda brasileira. com certeza, o mais organizado.

    “o site poderia dar mais espaço as lutas e mobilizações que acontecem nas cidades do interior, falar mais dos nucleos que estão sendo criados “

    ““seria interessante se colocassem mais fotos.

    Houve uma melhora incomensurável no site do partido, tornando-o mais atrativo, dinamico, mais colado com os fatos da luta de classe. quando abro o site tenho a sensação de esta tendo contato em velocidade real com as informaçoes.

    “deveria ter um ““busca““ que levasse o tema pesquisado dentro do site como por exemplo os artigos.

    “precisa aumentar a interatividade. abrindo espaços para os internautas também postarem informações e debaterem.“

    “a pesquisa por matérias e artigos deveria ter mecanismo de palavras chaves em que vc pesquise pela temática e surja um lista de textos.

    “Fazer sites ou blogs regionais.

    “divulguem mais o sítio, não só na web, mas também nas manifestações, através de faixas.

    “me gustaria que el portal fuera bilingue con el español por que es imprescindible un partido para todo el cono sur, liderado por el mov. obrero brasileño.“

    “seria interessante manter contatos entre as pessoas que acessam a página,para trocar idéias. no mais a página é muito boa. saudações socialistas

    “acho que o jornal do partido deve dar mais importância para os correspondentes operários e estudantes. isso faz com que tenhamos uma concepção leninista de jornal, que move o partido.“

    “companheiros entendo que o portal é muito bom em quase todos os aspectos, mas como sugestão poderiam colocar um chargista para materializar os aconteceimentos conjunturas, de um modo mais ““engraçado““ de se entender.

    “Acho que devem ser aumentadas as ferramentas de interatividade e a realização de cursos através do portal“

    “alguns partidos e entidades que são alvos de críticas poderiam ter um espaço de resposta. Tem que ter muita coragem e compromisso com a verdade para colocar isso, acredito que o pstu tenha.

    “Recomendo colocar mais links e páginas de lazer e cultura,além de jogos,brincadeiras e outros passatempos,pois isso atrai muito o interesse do público.“