Publicamos esta entrevista do companheiro Hugo Iglesias, preso em Caleta Olivia, concedida por telefone ao jornal Lucha Socialista, da Frente Obrera Socialista (FOS), da Argentina.

Lucha Socialista: Olá Hugo, estou falando de Buenos Aires.

Hugo Iglesias: Olá companheiro, que alegria te escutar.

Em primeiro lugar, quero te transmitir um abraço de todos os companheiros e te dizer que estamos jogados com tudo para garantir a liberdade de todos vocês. Já conseguimos que algumas personalidades, deputados, dirigentes sindicais e políticos assinassem o pedido por sua liberdade. E seguimos a campanha com tudo.

Hugo: Sim, é preciso seguir esta luta.

Como vocês estão?

Hugo: Somos seis companheiros presos. Quatro são representantes da ocupação e nós dois, da FOS. Agora estamos melhor, mas o que nos preocupa é que estamos separados. Estavámos na Comisaría 1ra. Ali nos deixaram, três companheiros, em uma cela de dois metros por dois. Estivemos dez ou onze dias ali, em condições subhumanas. Só havia um ventilador, não podíamos tomar banho. Tínhamos pouquíssima água. Agora me transferiram com outro companheiro para a Comisaría 3ra, onde estamos melhor. Considero este um primeiro resultado da luta. Mas existem outros que seguem como antes, como o companheiro Jorge Mansilla. E temos que conseguir que eles também sejam transferidos para lugar melhor.

Qual é a situação da causa?

Hugo: Está complicada, não é fácil. Estamos esperando para ver se nos próximos vinte dias acontece a libertação, mas está difícil. Por isso é preciso muito da luta dos companheiros, de todos vocês. Há uma verdadeira perseguição política aos lutadores. Por exemplo, para me acusarem, se baseiam centralmente em um informe da brigada de investigações que relata os meus antecedentes políticos.

Então, qual é o verdadeiro motivo para vocês estarem presos?

Hugo: Estamos pagando por lutar por trabalho. Estamos lutando há muito tempo por trabalho e contra o saque do país e de suas riquezas, pelas empresas petrolíferas e pelas multinacionais. Por isso estamos presos.

Traduzido da página da Frente Obrera Socialista (FOS), da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI)

  • http://www.fos-litci.es.vg