Nota Oficial da Diretoria do Sindjus

A Assembléia Geral e a discussão da desfiliação à CUT

A Assembléia Geral do Sindjus, realizada em Santa Maria, dia 3 de dezembro, cumpriu com os principais objetivos configurados em sua pauta. Discutiu a mobilização contra a chamada “Solidariedade entre os poderes”, que só beneficiou os poderosos, em detrimento dos servidores públicos e da população. Enquanto os servidores do Executivo e do Judiciário tiveram a reposição salarial cassada, os juízes tiveram reposição inflacionária camuflada no “seu” índice de URV, sem passar pela Assembléia Legislativa, ilegalmente, portanto. Os recursos públicos do Executivo foram destinados a incentivos a grandes empresas e pagamento de dívidas com o governo federal, que acabarão no bolso do FMI. Não serviram para resolver o problema do salário dos professores. Os recursos públicos do Judiciário foram para os bolsos da magistratura e para a contratação de assessores de juízes sem concurso público, que pretendem aprovar, contando com a “solidariedade” do Legislativo e Executivo.

Diante desse quadro, foram avaliadas as paralisações e votado o “Estado de Greve” até a assembléia de abril de 2005, que deliberará sobre o rumo da mobilização.

O segundo objetivo foi fazer o debate sobre a desfiliação da CUT. A categoria, desde a Reforma da Previdência, tem clareza do atrelamento dessa Central ao governo federal. Com sua assinatura à Reforma Sindical no Fórum Nacional do Trabalho, junto com governo e empresários, fica nítido o papel de apoio ao governo na aplicação das reformas neoliberais. Nessas condições, não faz sentido continuar sustentando uma entidade que conspira contra os trabalhadores para amarrar os sindicatos, dar todo o poder às cúpulas sindicais de negociar a flexibilização dos direitos trabalhistas. Foi por este motivo que todas as dez assembléias regionais, que precederam a assembléia geral, votaram pela desfiliação do Sindjus à CUT, totalizando 95% dos presentes. Foi por isso, também, que a assembléia geral de Santa Maria votou pela suspensão do pagamento da CUT, até o Congresso do Sindicato, em maio de 2005, que vai deliberar sobre a desfiliação.

De maneira alguma esse entendimento significa não ver a necessidade da unidade nas lutas contra as reformas e na defesa dos direitos da classe trabalhadora. Não há uma visão isolacionista. Tanto é que este ano já fizemos duas caravanas a Brasília. A primeira convocada pela CONLUTAS em 16 de junho, e a segunda por diversas entidades em 25 de novembro. Por isso, a assembléia geral votou pela participação do Sindjus em todos os fóruns de luta contra o governo e suas reformas, incluindo aí a CONLUTAS.

Com essa nota pretendemos esclarecer a falsidade das notícias veiculadas pela CUT-RS, que informam uma vitória da Central nessa assembléia, baseada no simples fato de que a categoria entendeu, por 3 votos de diferença, que estatutariamente seria o Congresso a deliberar. Queremos repudiar essa distorção vergonhosa dos fatos, e constatar o triste papel da maioria da CUT na atualidade. Em toda a mobilização em que temos nos empenhado neste semestre não temos contado com o apoio da CUT nem sequer divulgando em seu site e jornal. Basta consultá-los para constatar.

Agora, aparece nesse debate enviando jornal especial para a base dessa categoria, com uma série de inverdades (dizem, por exemplo, que a CUT mobilizou contra a Reforma da Previdência, e que agora está lutando para que Lula eleve o salário mínimo para mais de R$1.500,00).

A Central esqueceu que não precisa ninguém pregar a desfiliação, pois os trabalhadores do Judiciário estadual manifestaram essa posição nas assembléias regionais. O argumento de que se quer desviar dinheiro para uma nova central ligada ao PSTU, é apostar na despolitização de uma categoria, o que não é o caso. Deveriam esclarecer que a CONLUTAS não é uma central e sim uma organização que surgiu justamente da união de sindicatos e outros movimentos que se desfiliaram devido ao atrelamento da CUT ao Governo Lula.

Solicitamos a todas as entidades e à imprensa em geral que reestabeleçam a verdade, que consta da ata da assembléia geral de nosso sindicato, divulgando nossa nota oficial. Colocamo-nos à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida.

Sindjus/RS

Tel.: (51) 3224 3730