“CARTA ABERTA AO POVO DE ITAPEVI

Companheiros e Companheiras,

No dia 9 de dezembro os trabalhadores da Flakpet (empresa de reciclagem com 143 trabalhadores) decidiram em assembléia ocupar a fábrica. Fomos levados a esta decisão porque desde outubro a fábrica estava parada e nossos salários não eram pagos. O patrão, Sr.Maurício Nogutte, alegou prejuízos, parou a produção e mandou os trabalhadores,sem salário, ficarem aguardando uma solução. O patrão deu o calote nos trabalhadores e se recusou, durante todo este tempo, abrir qualquer negociação e pagar o que nos deve.

O patrão deve aos trabalhadores, deve ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), deve a vários fornecedores. Nós, não sem dificuldades, estamos conseguindo aos poucos colocar a fábrica em condição de retomar plenamente a produção. Agora o patrão, o Sr Maurício Nogutte, entrou com pedido de reintegração de posse alegando uma série de calúnias ameaçando inclusive o uso de força policial. Todos nós estamos vendo o drama do desemprego no Brasil e sab emos que cada posto de trabalho perdido é mais um pai, mais uma mãe, um jovem, jogados ao desespero de não ter o que comer, não ter como pagar moradia, remédios, enfim não ter como garantir a sobrevivência sua e de sua família.

Por isso nós vamos continuar nossa luta e pedimos seu apoio. Já conseguimos muitos apoios. Dos conselhos de outras fábricas ocupadas,de vários outros sindicatos, de vereadores da região, da CUT Nacional e dirigentes partidários. Temos certeza que podemos contar com o apoio da população de Itapevi.

Precisamos de seu apoio para nossa luta porque sabemos que, diante da irresponsabilidade do patrão, diante de seu desprezo pelo sofrimento nosso e de nossas famílias, só temos este caminho a seguir: manter a fábrica ocupada e controlar a produção. Nós conseguimos marcar uma audiência no dia, 3 de março, com o BNDES para discutir a situação da empresa que é devedora deste banco do
governo, onde vamos exigir a estatização. Com os Conselhos das fábricas Cipla/Interfibra (Joinville/SC) e Flaskô (Sumaré/SP) estamos pedindo uma audiência com o Presidente Lula para o mês de abril.

Nós queremos garantir o emprego, os salários e os direitos para todos os trabalhadores da Flakpet Contamos com seu apoio para impedir que o patrão jogue na rua mais 143 trabalhadores, aumentando o drama do desemprego no Brasil.

Itapevi, 18 de fevereiro, 2004

CONSELHO DE FÁBRICA DA FLAKPET

(eleito pelos trabalhadores)“

ENVIEM MOÇÕES DE SOLIDARIEDADE PARA

Forum de Itapevi
Exma. Juíza Substituta Carolina Conti Reed
Fax (11) 4141.2370

PS: A FLAKEPET fica localizada na cidade de Itapevi/Grande São Paulo, na Estrada Velha Real de Itú ( vindo de São Paulo pela RODOVIA CASTELO BRANCO, depois do Pedágio de Jandira – o de R$ 8,00 – subir no primeiro viaduto à esquerda e seguir a primeira à direita) e o telefone do Conselho de Fábrica da Flakepet é (11) 7127.6391.