Sinal estará liberado a partir das 16h30 no site do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos CamposO Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vai transmitir ao vivo, através de seu portal, o ato de lançamento do Comitê Nacional pela Reestatização da Embraer. A partir das 16h30, o sinal já estará liberado em www.sindmetalsjc.org.br/aovivo.

O sindicato também está organizando uma caravana de trabalhadores, que sairá de São José dos Campos às 14h, para o ato que acontece a partir das 17h, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Farão parte do comitê entidades e organizações dos movimentos sindical, estudantil e popular.

O objetivo é impulsionar e coordenar uma forte campanha, com mobilizações e ações a favor da reestatização da empresa. Na ocasião, as entidades também protestarão contra a decisão do Tribunal Superior do Trabalho de manter as demissões.

A atividade é promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Conlutas, Intersindical, CTB, Nova Central Sindical, MTST, MUST, Conlute, entre outras entidades. Além do PSTU, que está desde o início na campanha, partidos de esquerda como PSOL e PCdoB estarão presentes ao evento.

Essa campanha também levanta um questionamento sobre outras privatizações, como a da ex-Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale. A Embraer se transformou num símbolo após a demissão em massa de mais de 4.200 trabalhadores. A venda de estatais estratégicas, como a Embraer e a Vale, coloca em xeque a soberania nacional e precariza as relações de trabalho nessas empresas.

No manifesto de convocação, as entidades dizem que “se a iniciativa privada é incapaz de manter o patrimônio nacional, deve sair de cena e deixar o controle da empresa para o Estado e seus trabalhadores” e exige que Lula “reestatize a empresa e faça um plano de recuperação da Embraer a serviço do Brasil e sob controle dos trabalhadores”.