Há algumas semanas, a juventude brasileira olhava para os espanhóis, sírios e turcos se mobilizando, os admiravam e tentavam se espelhar neles. Se antes víamos de longe os jovens de várias partes do mundo lutando, hoje somos nós que estamos lotando as ruas e fazendo história.
Já tivemos conquistas importantes, como a redução das tarifas em várias cidades e medidas contra a corrupção. Mas existe um tipo de vitória que não aparece na TV ou nos jornais. É o fato da juventude brasileira hoje se enxergar como protagonista de seu futuro. É a compreensão de que o mais importante disso tudo é a organização coletiva e a confiança nas nossas próprias forças.     
 
A busca por novas organizações
É muito comum ver nos atos e assembléias pessoas reclamando de partidos e organizações. Não estamos falando dos grupos de ultradireita que incitam o ódio à esquerda e que inclusive nos agridem fisicamente. Mas sim dos novos ativistas que surgem e olham desconfiados para aqueles que carregam as bandeiras vermelhas. É com vocês que queremos falar.
É natural, e até saudável, que haja desconfiança com os atuais partidos. Isso é fruto da velha política corrupta e da traição de partidos e organizações que deveriam representar nossos interesses e nos traíram, como o PT e a UNE. 
Mas os jovens que se mobilizam sabem que precisam se organizar e criam fóruns, assembleias e comitês de luta, por fora das organizações tradicionais. E isso também é natural. A cada nova luta, é necessário haver novas organizações. A juventude do PSTU é parte ativa da construção dos espaços que organizam os lutadores em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Natal…
Queremos dizer aos que conosco constroem a luta: nós queremos mais! Assim como não nos bastam alguns centavos, não é suficiente organizações apenas para as lutas em curso. Por isso, construímos também outro tipo de organização: o partido revolucionário, para  as grandes transformações que o país precisa.
 
A organização que construímos
Todo partido expressa uma classe social e um programa para a sociedade. Nosso partido é revolucionário e socialista. Acreditamos que a sociedade é dividida em classes antagônicas, que lutam uma contra a outra. E temos um lado: defendemos a classe trabalhadora. Por isso, a juventude do PSTU se empolga com a greve geral do dia 11, pois sabe que só quando entram em cena aqueles que produzem toda a riqueza da sociedade, é que pode haver mudanças de fundo nas nossas vidas. É por isso também que achamos que as novas organizações que surgem devem expressar a juventude indignada e também os setores da classe trabalhadora, com seus sindicatos e organizações de classe.  
E o programa que construímos é o do fim do capitalismo. Não conseguiremos conquistar os nossos sonhos se continuarmos vivendo em uma sociedade que se baseia na exploração da maioria dos homens e mulheres por um punhado de famílias que controlam a economia mundial. Lutamos por uma sociedade socialista, que será alcançada através de uma revolução social, em que tomaremos em nossas mãos o futuro. 
Essa é a nossa vida. Quando estamos nas ruas contra o aumento das passagens, por mais verba para a educação ou contra o Feliciano, nunca deixamos de pensar: esse é só o início. Quando temos vitórias, nos sentimos provando que é a força da mobilização que pode mudar a realidade e ganhamos força para seguir na luta. Trotsky dizia que os militantes se sentem “carregando nos ombros uma partícula do destino da humanidade” e de fato é assim que nos sentimos. E você provavelmente também, quando grita bem alto uma palavra de ordem e ela é atendida. Queremos te convidar a viver essa experiência junto conosco. Venha para o PSTU!
 

“Democracia real” ou fim do capital?

As mobilizações não só reivindicam questões concretas e imediatas, mas também expressam uma insatisfação generalizada com os governos e com o próprio sistema que vivemos. De forma mais ou menos consciente, estamos lutando contra as mazelas do capitalismo. O que devemos, então, apresentar a essa juventude indignada?
O Juntos, coletivo juvenil ligado ao PSOL e que constrói a Esquerda da UNE, escreve em inúmeros textos que devemos lutar pela “radicalização da democracia”. Queremos polemizar com essa idéia. 
Que democracia é essa que deve se radicalizar? A que atira balas de borracha e gás lacrimogêneo nas manifestações? Que não oferece nenhuma escolha à juventude pobre, vítima da polícia e do tráfico nas favelas, pela falta de expectativa de vida? Que deixa a grande maioria da população com péssimos serviços de saúde e educação? Que oprime cotidianamente as mulheres, negros e homossexuais?
Os chamados “novos movimentos”, que tiveram grande força principalmente na Europa, mas que influenciaram os jovens de todo o mundo, tinham como bandeira a “Democracia Real”. O Juntos se diz herdeiro dessas organizações aqui no Brasil. Mas defender a “democracia real” dos “novos movimentos” na verdade não tem nada de novo. É o velho discurso de melhorar o capitalismo, de esperar que por dentro desse sistema possa haver solução para nossos problemas. 
O movimento 15-M da Espanha, por exemplo, se negou a apoiar a luta dos trabalhadores mineiros das Astúrias, contra o fechamento das minas e, consequentemente, pela manutenção de seus empregos. Essa é a expressão do limite de uma organização que não escolhe um lado claro. 
Achamos que são inconciliáveis os interesses da burguesia com os da classe trabalhadora e da juventude. Por isso, a única forma de termos uma democracia de verdade é acabando com o capitalismo e construindo uma nova sociedade socialista. O que tem que ser radical não é a democracia, e sim a ruptura com esse sistema. Afirmamos: democracia real, só com o fim do capital!
 

 

Post author Júlio Anselmo, do Rio de Janeiro (RJ)
Publication Date