“Sem teoria revolucionária não há prática revolucionária”. Foi com esse entusiasmo leninista que a Juventude do PSTU de Aracaju (SE) realizou, no último fim-de-semana, um curso sobre os conceitos básicos do marxismo e a luta pelo socialismo.

O curso reuniu jovens universitários de diversos cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que já militam no PSTU e outros que são simpatizantes do partido.

Para Zeca Oliveira, estudante de Comunicação Social e militante do PSTU, “o curso é um elemento a mais no fortalecimento de nossa militância e pra nós que somos jovens militantes essa importância é maior ainda”.

As lutas da juventude que voltam a ocupar o cenário nacional comprovam a atualidade do marxismo. Conhecer e aprofundar a formação marxista é fundamental.

Um curso pra ficar na história do partido
O curso teve um sabor especial. Foi um marco na organização do PSTU junto à juventude. Nossa regional tem um trabalho tradicional junto aos petroleiros e aos servidores públicos. Porém, nos últimos meses, como reflexo das lutas estudantis, iniciou-se um trabalho junto aos universitários que vem se consolidando.

Ao final do curso, durante a avaliação, os rostos dos jovens representavam garra e coragem. Para Bruna de Sá, estudante de Enfermagem e militante do PSTU, “o movimento estudantil foi muito importante para a minha formação; porém, eu sentia que só o movimento estudantil não responderia aos anseios que tinha, foi aí que percebi a necessidade do partido e o PSTU tem sido uma grande experiência em minha vida”.

Todos os presentes fizeram uma avaliação no final. A vitória do curso foi expressa nas declarações dos participantes. Para nós, esse foi o primeiro passo de uma longa caminhada na construção do partido revolucionário. A juventude, com certeza, tem um lugar especial nesse processo. Junto com os trabalhadores, construirão a ferramenta que conduzirá a nossa classe a libertar-se das amarras capitalistas.