Fotos Romerito Pontes
Redação

Quase dois anos após a tragédia provocada pela mineradora Samarco na barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues (MG), que matou 19 pessoas e resultou no maior desastre ambiental da história do país, ninguém foi punido e agora a Justiça simplesmente suspendeu o processo contra os responsáveis. O desastre ocorreu em 5 de novembro de 2015, arrasou o distrito e levou um prejuízo incontornável ao meio ambiente, principalmente ao Rio Doce.

O processo contra a Samarco, Vale e BHP Billiton (donas da Samarco), e 21 diretores dessas empresas, além da VogBR, empresa que deu laudo falso liberando a barragem, foi suspenso a pedido da defesa dos reus. Ela alegou que as escutas telefônicas utilizadas pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) para embasar a denúncia ultrapassaram o período autorizado pela Justiça, o que o MPF nega. Uma enrolação para manter esse povo todo impune.

As empresas e os diretores são acusados por homicídio, lesão corporal grave, inundação e desmoronamento. E olha só: o mesmo juiz federal que mandou parar o processo, Jacques de Queiroz Ferreira, de Ponte Nova (MG), também negou o pedido do MPF para que os reus entregassem seus passaportes. Ou seja, estão todos livres, leves e soltos por aí, podendo sair do país tranquilamente a qualquer momento.

É um verdadeiro acinte! Mostra não só a ganância irrefreável das grandes empresas, que pouco se importam com a vida dos trabalhadores e da população em nome de seus lucros, como essa Justiça que está aí que só serve aos interesses dos ricos e poderosos. Enquanto isso as famílias dos mortos e as pessoas que perderam suas casas e tudo o que tinham, permanecem ao léu. Enquanto isso também o jovem Rafael Braga continua preso no Rio de Janeiro, por um crime que não cometeu.  Nesse país, a Justiça só serve para punir, prender e encarcerar preto e pobre.

Esses bandidos que causaram tanto sofrimento ao povo pobre de Bento Rodrigues, e às inúmeras pessoas que dependem do Rio Doce, deveriam ir para a cadeia, mas não só. Deveriam ter seus bens confiscados, as empresas deveriam ser estatizadas, sob o controle dos trabalhadores, e colocadas à serviço da população, e não para o lucro de meia dúzia de endinheirados que não pensam duas vezes antes de colocar as pessoas em risco em nome de seus rendimentos.

LEIA MAIS
Um ano de impunidade do crime da Samarco