O ministro José Dirceu viajou para Washington, onde se reúne neste dia 3 com a Secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. A reunião tem como pauta as relações bilaterais, a Alca, o Mercosul e a reforma da ONU.

O governo norte-americano também pediu a Dirceu para ele se encontrar com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Stephen Hadley. Questionado sobre se a pauta de discussões com Hadley incluiria as relações entre Brasil e Venezuela, o ministro afirmou que, a princípio, não. Aliada do Brasil, Caracas é vista com receio por Washington. “Não acredito que [a Venezuela] possa ser um tópico de discussão, pois essas questões são tratadas mais em nível de chefe de Estado. De qualquer maneira, a situação na América do Sul será um tópico“, afirmou Dirceu.

O fato é que, independentemente das aproximações entre Brasil e Venezuela, as relações entre os governos brasileiro e norte-americano não sofreram abalos. A Alca, assim como as boas relações internacionais entre os dois países, continua de pé. Estas relações também são boas no campo militar, com o Brasil dirigindo a ocupação imperialista no Haiti.