O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou na edição de sábado, 5 de agosto, uma nota sob o título “Cyro Garcia”, na coluna Gente Boa.

A nota diz o seguinte: “CYRO GARCIA
Um anônimo, trajando terno escuro, tumultuou s sesão das 2130h de quarta feira do filme “Cidade Perdida“…. O longa se passa durante a revolução cubana e homem gritava “Viva Cuba!“ a cada cena que considerva emocionante. Tudo ia bem até que , quando subiram os créditos, disparou um “Heil, Hitler!“ para a telona. Acabou saindo sob uma chuva de vaias.“

Diante do absurdo, o PSTU pediu que fossem enviadas mensagens de protesto para a redação. Além das que foram enviadas diretamente ao jornal, em 4 dias, 150 pessoas utilizaram o formulário disponível no portal do partido, para pedir uma retratação.
Foram mensagens de todo o país, de dirigentes sindicais, militantes e ativistas que conhecem Cyro Garcia e que saíram em sua defesa. Muitas mensagens também vieram do Rio de Janeiro, por onde Cyro disputa uma vaga de deputado federal, e até do exterior, da Venezuela, Espanha, Inglaterra e Suíça.
O jornal O Globo, na terça-feira, publicou uma nota, dizendo que Cyro ficou `chateado` com a nota original e com uma fala sua.

Seguem abaixo algumas das mensagens enviadas. Os nomes e e-mails dos autores foram retirados propositalmente.

Cidade – UF: São Paulo
Comentários: Conheço Cyro Garcia a mais de 15 anos. Bancário, sindicalista de 1ª linha, ético, socialista, negro e lutador. Talvés este currículo não agrade setores pequenos burgueses hipócritas e preconceituosos, como o que escreveu tais absurdos, tentando atacar um defensor incondicional do povo trabalhador contra a exploração capitalista e contra os “mensaleiros e sanguessugas corruptos“ que governam este país. É de lamentar a atitude do jornal que nada fez para reparar tal atitude infame.
R. – metalurgico do ABC Paulista e honrado e orgulhoso de conhecer pessoalmente Cyro Garcia!

Cidade – UF: Genebra – Suiça
Comentários: Torpeza! Conheço Cyro Garcia desde 1974, quando trabalhamos juntos como escriturários no Banco União Comercial (depois Itaú)nos tornamos amigos e companheiros de muitas, muitas lutas pelo socialismo, pelo que sinto muito orgulho! Se estivesse no Brasil não apenas votaria no Cyro, mas estaria entre aqueles que fazem a sua campanha e que lutam por um Brasil socialista. Torpeza! Acabo de ler o artigo e estou muito longe, mas não tanto que não possa me associar a todos aqueles que não podem aceitar que um veículo de comunicação do porte do jornal O GLOBO se preste ao serviço da desinformação e da calunia e portanto esperamos imediata retratação! Na verdade, muitos têem medo diante da possibilidade que não apenas um Cyro Garcia, mas, alguns outros mais sejam eleitos e que com isso os trabalhadores brasileiros da cidade e do campo, tenham neles aliados mais fortes e, que assim como Cyro Garcia acreditem que para acabar com o mar de lama em que o Brasil se encontra, onde ricos e politicos locupletam-se apropriando-se das riquezas produzidas pelos trabalhadores deixando-nos miseria e violencia… é necessário, que os trabalhadores tomem o poder, e que para isso devem construir seu proprio partido revolucionário, independente dos burgueses, dos corruptos, dos pelegos e dos hipócritas caluniadores!

Cidade – UF: Rio Grande do Sul
Comentários: Pela a história da Globo que nunca defendeu gente boia (ditadura, Collor, etc…) e pela história de Cyro Garcia, sei que ele é gente boa, ele é POVO, a Globo é contra o POVO.

Cidade – UF: Belém-Pa
Comentários: A nota do jornal O globo acerca de Ciro Garcia, do Pstu, na coluna Gente Boa, do dia 5/8/06, não tem sentido nenhum, considerando a sua militância socialista. Que o responsável por tamanha injustiça, no mínimo, reconheça o erro cometido.

Cidade – UF: Guarulhos-SP
Comentários: Quero repudiar a nota publicada pelo Jornal O GLOBO, fazendo uma calúnia contra Ciro Garcia. Ciro é um militante social com trajetória inabalável. Como dirigente do maior sindicato do país (APEOESP), tenho em Ciro um exemplo de luta, coerência e integridade. Ciro é um dos mais importantes dirigentes sindicais e políticos, pois representa a legítima esquerda, que não se vendeu como fez a turma do mensalão. Nesse sentido, esse orgão de imprensa tem que imediatamente corrigir esse grave equívoco publicado na coluna “Gente Boa“.
João Zafalão Diretor Executivo da APEOESP

Cidade – UF: Colinas do Tocantins-TO
Comentários: Conheço Ciro Garcia desde 1988,quando eu era operário da Kayser Rio,ali eu tive meus primeiro contatos com os comunista da antiga convergência Socialista e que eu me orgulho muito de ter participado.Camaradas como Ciro Garcia foram super importante na minha formação libertária,não posso aceitar nunca que o jornal O globo se preste a esse papel de tentar deturpar o histórico de quem tanto lutou por liberdade nesse país.É lamentável que setores da imprensa que foram tão vinculados a ditadura militar tente associar um companheiro com uma História de luta contra os ditadores a Hitle. O Globo devia se preocupar com os ladrões de ambulâcias.

Cidade – UF: São Leopoldo/RS
Comentários: É repugnante que uma matéria de um jornal de renome possa fazer uma falsa alusão à um dosm mais importantes militantes socialistas brasileiros da atualidade, que jamais seria autor desta atitude. Leva-nos a crer que existe um interesse smaior por trás desta mentira publicaba em seu jornal. A única alternativa é “O Globo“ se desculpar em um espaço, no mínimo, igual ao utilizado para a difamação.

Comentários: Manifesto aqui meu apoio e solidariedade ao companheiro Cyro Garcia, militante histórico da luta socialista, camarada que sempre esteve ao lado dos explorados na nossa incansável luta contra os exploradores, e por isso é atacado desta maneira infame, mentirosa e desrespeitosa por este meio de comunicação da burguesia. Saudações socialistas ao companheiro Cyro e aos demais camaradas desta frente de esquerda que lutam por dias melhores para a imensa maioria do nosso povo! A luta continua!
Diego Vitello-MES/PSOL

Comentários: Não acredito ter sido apenas uma confusão ortográfica ou notícia de uma “fonte“ desorientada… O que aconteceu pode ter sido proposital a fim de difamar a candidatura de CYro Garcia no Rio de Janeiro. Qual candidato ou agrupamento se favoreceria com isto? Há algo de estranho no Reino da Dinamarca…

Comentários: Quando li a nota sobre Cyro Garcia no jornal o Globo, logo percebi que no mínimo era um engano. Quem conhece Cyro Garcia sabe que sua trajetoria política é completamente antagônica a descrita por este jornal. Nós do Rio Grande do Sul que acompanhamos a trajetória politica e a sua campanha elelitoral para deputado federal no Rio de Janeiro com imensa alegria e admiração exigimos que o Jornal O GLOBO fale a verdade e desminta suas acusções a um legitimo lutador socialista: Cyro Garcia !

Comentários: Uma pessoa como Ciro Garcia que sempre esteve ao lado do povo nos últimos 25 anos, lutando sempre por mais liberdades democráticas e igualdade social para a classe trabalhadora, merece respeito e consideração de qualquer meio de comunicação que queira ser respeitado no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Querenos que o Jornal divulgue a verdade sobre a trajetória de um militante socialista que sempre nos encheu de orgulho por falar sempre a verdade e defender uma democracia que de fato atenda os interesses dos milhões de pobres e negros que passam fome diariamente em nosso país.

Cidade – UF: euskal herria – país vsco
Comentários: Hay quienes convierten la profesión de periodista en una mera vergüenza ajena. Si todo el nivel intelectual de la plantilla de “O Globo“ se refleja en este comentario acerca de Cyro Garcia deben preocuparse seriamente por la pobreza de su línea editorial y sus argumentos. ¡No se comparen con los bajos fondos fascistas o parapoliciales!. De verdad, pierden mucho y no les queda credibilidad alguna. Disculpense, es lo correcto.

Cidade – UF: São Paulo SP
Comentários: O jornalista nem é obrigado a concordar com a vida e a história de Cyro Garcia mas deve respeitá-lo e não falar inverdades desta monta!!!