Desde o dia 20 de outubro já se encontra no ar o portal da Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (Conlute), no endereço www.conlute.org.br. Embora a Conlute exista desde 2004, quando foi fundada no Encontro Nacional contra a Reforma Universitária, até então sua presença na internet limitava-se a uma lista de discussão. Agora, temos mais uma ferramenta para impulsionar as lutas contra os ataques do governo à educação, como o Enade, e construir uma alternativa para os estudantes.

O portal conta com um conteúdo expressivo: além de todo o histórico da Conlute, notícias importantes sobre a educação publicadas nos principais veículos de comunicação do país, conferir panfletos, adesivos e cartazes. Ainda há artigos sobre diversos temas que atingem diretamente a vida do estudante como o boicote ao Enade, luta contra a reforma universitária, campanha por mais verbas para a educação, entre outros.

O portal está a serviço da organização das lutas do movimento estudantil. Por isso, todas as organizações estudantis, sendo ou não da Conlute, estão sendo incentivadas a enviar informes sobre as mobilizações que estão ocorrendo nas suas cidades. Essa troca de experiências, com as lutas específicas em cada escola e universidade, será uma das marcas do portal.

A página da Conlute na Internet é isso, uma construção coletiva, uma ferramenta para organizar as lutas e um movimento estudantil independente. Mais do que isso: pretende-se que ela se torne referência não só para os ativistas que já constroem a Conlute, mas sim para todo o movimento estudantil combativo em seu conjunto, para que de maneira unificada, possamos barrar todos os ataques do governo à educação.

  • Visite o site da CONLUTE: www.conlute.org.br
  • Para enviar informes das lutas em sua cidade: [email protected]