Congresso ocorre de 28 a 30 de maio em Santos (SP)A Frente Nacional dos Petroleiros vai realizar nos dias 28, 29 e 30 de maio o IV Congresso Nacional da FNP. O evento será realizado no Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, em Santos. A FNP (Frente Nacional dos Petroleiros) nasceu em 2008 com o rompimento dos Sindipetros do Rio de Janeiro, São José dos Campos, Litoral Paulista, Alagoas, Sergipe, Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá e Rio Grande do Sul da FUP, a federação governista que representa os interesses do governo e da multinacional Petrobrás por meio dos seus ex-dirigentes que, hoje, ocupam postos chave no comando da empresa.

O eixo principal do congresso é a fundação da FNP na Federação Nacional dos Petroleiros. A nova Federação vai representar cerca de 35 mil dos 70 mil petroleiros de todo o país. A Federação Nacional dos Petroleiros surge no momento em que a Petrobrás se tornou a 8º maior empresa energética do mundo. O quadro revela o prejuízo que o país teve ano após ano com a abertura do capital da empresa. Em 1997, 40% das ações foram vendidas por somente 10% do valor de mercado (US$ 5 bilhões) na bolsa de valores de Nova York. Hoje, a empresa atingiu o valor de mercado de US$ 175 bilhões.

Por isso, também é desafio do congresso discutir e definir rumos para a campanha nacional “O petróleo tem que ser nosso”, movimento criado para combater a continuidade dos leilões do petróleo, sobretudo na camada do pré-sal, para a campanha de PLR, para a campanha salarial da categoria e outros pontos. Dentro da programação, ainda estão previstas palestras sobre a atual conjuntura política do país e manifestações por melhores condições de trabalho e reposição de perdas salariais dos trabalhadores da ativa, aposentados e das pensionistas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO:

DIA 28/05 (sexta-feira)

9h às 21h – Credenciamento dos participantes (assessores, convidados, delegados, observadores, pessoal do apoio e da organização), na Galeria, na entrada do Sindicato.

12h às 14h – Ato na Porta da UN-BS – Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos – Ato em defesa do Petróleo Tem que ser Nosso!
A UN-BS fica na Rua D. Pedro, em frente a Prefeitura, Próximo a Pça. Mauá, no Centro Histórico de Santos

14h – Almoço no Restaurante Paquito, Rua Luiza Macuco, 146;

15h – Reunião da Direção da FNP;

18h– Jantar no Restaurante Paquito, Rua Luiza Macuco, 146;

18h30 – Grupo Flair, Apresentação de Poesias, 15 minutos;

19h – Abertura Solene com saudação das entidades, partidos presentes;

20h– Votação do Regimento do IV Congresso;

20h30 – Plenária da Visão de Conjuntura e Campanha o Petróleo Tem que ser Nosso

Palestrantes: Indicados pelos Seis Sindicatos da FNP;

DIA 29/05 (sábado)

8h às 15h – Credenciamento dos Participantes

8h30 – Painel sobre a Reorganização do Movimento Sindical – com os Representantes da Conlutas; Intersindical, CUT; Independentes;

9h30 – Plenária sobre Petros, Previdência e Defesa da A.M.S.
Palestrantes: Os Conselheiros eleitos da Petros

11h30 – Plenária sobre a Organização dos Aposentados na FNP e a Situação da Ação da Repactuação;
Palestrantes: Roberto Ribeiro e o Dr. Antônio Castagna Maia.

13h30 – Almoço no Restaurante Paquito, Rua Luiza Macuco, 146;

14h30– Grupo Flair, Dramtização com 4 atores, 15 minutos;

14h30 – Plenária sobre Regime de Trabalho
Palestrantes; Cravo / Diretor do LP e Agnelson Camilo / Conselheiro da Petros e do PA/AM/MA/AP;

15h – Encerramento do Credenciamento.

15h30– Vídeo produzido por Grupo do Sindipetro RS, 15 minutos;

15h30 – Apresentação das Posições Políticas sobre a Campanha Salarial 2010 e Plano de Ação Palestrantes: Representantes das Teses inscritas;

16h30 – Exposição de Edilene Farias de Oliveira “Leninha” sobre a Demissão por Justa Causa e os Ataques da Petrobrás aos trabalhadores acometidos de Doenças ocupacionais.

17h às 20h – Trabalhos em Grupos, distribuídos em Cinco Grupos de trabalho – Os Grupos de Trabalhos reunirão e debaterão e votarão as resoluções prioritariamente para os temas descritos, conforme as Propostas de Resoluções, Pauta de Reivindicação e documentos encaminhados pela Comissão Organizadora, e propostas apresentadas nos grupos;

Grupo 1 – Organização Sindical – Reorganização dos Petroleiros e do Movimento Sindical e o papel a cumprir da FNP (Fundação da Entidade e Estatuto)

Grupo 2 – Campanha Reivindicatória para o ACT 2010 e PLR 2009/2010 e Plano de Ação;

Grupo 3 – Setor Privado e Terceirizados: ACT´s, Segurança, Meio Ambiente e os Atos de Praticas Antisindicais e Assédio Moral;

Grupo 4 – Campanha o Petróleo tem que ser Nosso e Plano de Ação.

Grupo 5 – A Seguridade Brasileira – Previdência Pública e Complementar, Saúde Pública e Privada e Assistência Social. Petros e a defesa da AMS – Plano de Ação

21h – Jantar no Restaurante Paquito, Rua Luiza Macuco, 146;

DIA 30/05 (domingo)

9h – Grupo Flair, musical, com 3 atores e cantora, 15 minutos;

9h – Plenária de fundação e aprovação do estatuto da FNP.

10 às 14h – Plenária Final – Resoluções do Congresso da FNP e Posse da Direção e do Conselho Fiscal da FNP.
Serão apreciadas as resoluções dos cinco grupos, sendo garantido aos participantes tomar conhecimento de todas as Resoluções sejam elas majoritárias e as que forem remetidas para a Plenária final.

14h – Almoço no Restaurante Paquito, Rua Luiza Macuco;

15h – Confraternização após o Encerramento do Congresso no Sindicato