Contra a força das coisas, os ventos de junho! Por uma Frente de Esquerda Socialista em São Paulo

Já dizia o poeta, “São tão fortes as coisas/Mas eu não sou as coisas e me revolto”. Fortes são o PSDB e o PT, as corporações e os bancos, as empreiteiras e a Fifa, a Polícia Militar e os grupos de extermínio. Fortes são essas coisas. Mas também são fortes os gritos das ruas, as pessoas das praças, as multidões que protestam, a juventude que se manifesta, os trabalhadores que fazem greves, as mulheres que lutam, os homossexuais que reivindicam, os sem-teto que pedem casa, os sem-terras que querem plantar, as negras e os negros que resistem, os ecossocialistas que combatem. Também são fortes os ventos que sopram desde junho em nosso estado.

A força das coisas deteriorou a vida política em São Paulo. Alckmin e Haddad não discutem alternativas reais e sim quem obtém ou obteve o melhor ou o pior resultado na aplicação de um modelo único. Preparam-se agora para mais uma guerra midiática, para reprimir demandas reais e alimentar frustrações. Foi contra isso que os ventos de junho sopraram. Eles carregavam um grito contra a vida precária e a violência cotidiana, que são decorrência desse modelo único de acumulação capitalista predominantemente financeira. O que os ventos diziam era “Basta!”

Para fazer frente à força das coisas é necessário convocar mais uma vez essas correntezas  e que suas vozes sejam ouvidas novamente nas eleições deste ano. Para isso é imprescindível que o PSOL, o PSTU e o PCB, os partidos que estiveram juntos nas ruas, lancem uma candidatura única ao governo do estado; construam uma Frente de Esquerda Socialista; apresentem um programa comum que expresse a oposição de esquerda socialista em São Paulo e as demandas de junho; respeitem as diferenças que existem; reconheçam o peso e a importância de cada um na aliança.

Sim, as coisas são fortes. Mas os ventos de junho também. E para soprarem nesta eleição precisamos de uma Frente de Esquerda Socialista em São Paulo.

Primeiros signatários:

Vladimir Safatle (professor USP)
Henrique Carneiro (professor USP)
Ricardo Antunes (professor Unicamp)
Boris Vargaftig (professor USP)
Plínio de Arruda Sampaio Jr. (professor Unicamp)
Ruy Braga (professor USP)

Adesões para [email protected]