Ilaese lança revista especial sobre a pandemia do novo coronavírus

130
Redação

O Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos) lançou um estudo especial sobre a pandemia, as políticas dos governos e os ataques e impactos sobre os trabalhadores e a população

Baixe a versão em PDF

“A brusca mudança que a pandemia do novo coronavírus trouxe às vidas de bilhões de pessoas no mundo inteiro não é um acontecimento completamente inesperado. É possível desvendar as origens da crise atual. Foi justamente a busca por elucidar seus múltiplos aspectos que animou a preparação desta revista. A classe trabalhadora brasileira, principal atingida pela Covid-19 em nosso país, tem agora disponível um material de fôlego com elementos que a maioria das análises disponíveis não traz.

Aqui, o leitor encontrará comparações com outras pandemias na História. Há pontos de encontro entre o que vivemos hoje e acontecimentos semelhantes de séculos atrás? E quais as diferenças fundamentais?

Particularmente no Brasil, segue a tentativa de retirar direitos conquistados nas últimas décadas. Que impacto isso terá em uma população que já sofre com altas taxas de desemprego e ocupações precárias? Como preparar a resistência? Para além dos aspectos imediatos ligados à pandemia, trazemos também reflexões sobre o tipo de sociedade na qual o coronavírus consegue, a despeito de todo avanço científico, provocar tantos impactos. Vale mesmo perguntar: a raiz da crise atual é o coronavírus? Ou há algo mais de fundo?

A gravidade da situação mundial exige retomar questões estratégicas, de longo prazo. Obriga a que sindicatos, movimentos sociais e o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, pautem que tipo de sociedade precisamos construir, alternativa ao capitalismo.”

Baixe a revista em PDF