Vídeo mostra agressão policial poucos momentos antes da morteO inglês Ian Tomlinson, de 47 anos, morreu durante os protestos anti-globalização realizados na véspera da reunião do G-20. As manifestações foram duramente reprimidas pela polícia londrina e as causas da morte não haviam sido esclarecidas. Pouco tempo depois da morte, as autoridades declararam que Ian havia morrido devido a “causas naturais” enquanto caminhava próximo à manifestação.

Tomlinson era jornaleiro e trabalhava próximo ao local em que concentrou os protestos naquele dia, a chamada “City” de Londres, região que é o centro financeiro da cidade, próximo ao Banco da Inglaterra. Para a polícia, o homem caminhava pela rua quando foi vítima de um ataque cardíaco. Testemunhas, porém, afirmavam que o homem havia sido agredido pela polícia, momentos antes de morrer.

No último dia 7, o jornal inglês The Guardian divulgou um vídeo que comprova essa versão. No vídeo, Tomalinson aparece caminhando, com as mãos nos bolsos, quando é atacado pelas costas por um policial e, mesmo sem esboçar resistência, atirado ao chão. Nas cenas, ele fica no chão por alguns segundos, se levanta e sai caminhando. Segundo o jornal, poucos momentos depois ele morreria.

Veja o vídeo que revela a agressão da polícia a Ian Tomlinson:

Escalada repressiva
Ao mesmo tempo em que crescem os protestos anti-capitalistas, aumenta também a repressão sobre os manifestantes. Durante a reunião do G-20, o centro de Londres foi sitiado e a polícia metropolitana implementou uma tática de repressão que causou polêmica no país. Batizada de “kettle”, ou “chaleira”, a tática da polícia era formar cordões em torno de grandes grupos de manifestantes, isolando-os em cantos da cidade e impedindo que os protestos se generalizassem.

Tal tática confinava milhares de pessoas, deixando-as sem banheiro ou comida por horas a fio. Os manifestantes só eram liberados após serem fotografados pela polícia e devidamente fichados. Quando os manifestantes tentavam romper o cordão, eram duramente reprimidos, com pancadas de cassetete, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

A polícia britânica, famosa por sua “cortesia” com os cidadãos, não hesita em privar a liberdade de ir e vir das pessoas ou usar a violência gratuita em nome do capital.

LEIA TAMBÉM

  • Potências fracassam em dar uma resposta à crise capitalista