PSTU vende 35 jornais no ato da Frente de EsquerdaNeste sábado, 12 de agosto, dia que marcou a comemoração dos 208 anos da Revolta dos Alfaiates em Salvador, cerca de 400 pessoas realizaram mais um ato da campanha eleitoral pela Frente de Esquerda (PSOL, PSTU e PCB). A manifestação iniciou-se por volta da 10h, partindo do Largo dos Mares, no subúrbio ferroviário, em direção a uma ocupação do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS). No antigo galpão abandonado, o grupo encontrou-se com a senadora Heloísa Helena, candidata a Presidência da República. Ela e os demais militantes fizeram uma breve caminhada pela ocupação conhecendo de perto a miséria social e os problemas enfrentados diariamente pelas famílias. Os candidatos da Frente de Esquerda na Bahia entraram em algumas casas e tiveram a oportunidade de ouvir relatos de algumas pessoas que sobrevivem em meio a total ausência de estrutura.

A passeata seguiu para a popular e tradicional Feira de São Joaquim, onde foram distribuídos panfletos e o manifesto da frente. Símbolo da cultura baiana e local de extrema importância na vida de milhares de pessoas, a feira reúne diversos atrativos indo desde culinária até a literatura de cordel. Novamente, o corpo a corpo com os eleitores demonstrou a alta receptividade com a presidenciável. Depois de pouco mais de uma hora, a passeata chegou ao fim e a senadora agradeceu a todos os militantes presentes.

Na avaliação de Lucas, estudante e candidato a deputado federal pelo PSTU, a manifestação correspondeu às expectativas: “a repercussão foi boa porque mostrou o espaço de Heloísa e da Frente de Esquerda no movimento de massas, principalmente, se levarmos em conta que esse Estado foi o que mais votou em Lula nas eleições passadas”. Quando perguntado sobre o eixo central de sua campanha, Lucas respondeu: “Minha luta será contra a reforma universitária, em defesa das cotas nas universidades públicas e por mais verbas para a educação”. Já Ednaldo Sacramento, trabalhador da Petrobrás e candidato do PSTU ao Senado, destacou que “sua candidatura estará a serviço da luta contra a repactuação e em defesa do Plano Petros BD”.

O PSTU participou ativamente das atividades. Durante o percurso, que durou pouco mais de duas horas, os militantes de Salvador venderam 35 exemplares do Opinião Socialista, o jornal do partido.