Heloísa Helena esteve em Porto Alegre (RS) no dia 23 de agosto e sua principal atividade de campanha na cidade foi uma caminhada pela rua dos Andradas, conhecida Rua da Praia, da capital gaúcha.

Às 11h30 uma delegação de ativistas recepcionou a candidata no Aeroporto Salgado Filho. Estiveram presentes Vera Guasso, candidata ao senado no estado pela Frente de Esquerda, e Julio Flores, candidato do PSTU a deputado estadual.

Por volta das 13h, Heloísa chegou à praça, onde centenas de militantes do PSTU e do PSOL se concentravam para fazer a caminhada pelo centro da cidade. Na caminhada, se destacavam as bandeiras, a militância e as palavras de ordem do PSTU.

A militância da frente puxava palavras de ordem como “Terra, trabalho, saúde, educação/ Heloísa Helena presidente da nação” e “Dívida externa não pago não/ Heloísa Helena presidente da nação”.

Por várias vezes a caminhada parou para que Heloísa pudesse falar, dar atenção e receber gestos de apoio dos portoalegrenses. Nas ruas, é nítido o crescimento da candidatura e a confirmação dos 16% apontados na pesquisa Ibope no Rio Grande do Sul.

Dentre os gestos de apoio, um chamou a atenção. Durante a caminhada pela Rua da Praia, uma senhora de 74 anos, que foi filiada por duas décadas ao PT, pôs fogo em uma bandeira deste partido autografada por Lula.

Ao lado do candidato ao governo do estado, Roberto Robaina (PSOL), e da candidata ao Senado, Vera Guasso (PSTU), Heloísa fez uma rápida parada e improvisou um discurso. Agradeceu o apoio dos gaúchos e afirmou: “Sei que aqui vocês concordam que é inaceitável ter um segundo turno com candidatos da mesma moeda”.

No final da tarde, houve mais uma atividade da Frente de Esquerda com Heloísa Helena, desta vez a concentração foi na Praça Argentina. Da praça, partiu uma caminha pelo campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na Reitoria, Heloísa foi recebida pelo Vice-Reitor, recebeu um carta de reivindicações de estudantes e deu uma entrevista para a TV. Heloísa Helena encerrou seu roteiro pela capital por volta das 18h.

LEIA TAMBÉM:

  • Pedro Simon não é nosso!