Batay Ouvryie

Moïse deve deixar o poder. Todos esperavam o 7 de fevereiro de 2021 como a data para o término do mandato de 5 anos do presidente, conforme prevê a lei no Haiti. Mas, no caso de Moïse, a maioria da população já expressou de forma incisiva, desde 2018, que não aceitava continuar a tê-lo na chefia do Estado, pois estava constantemente tomando decisão e agindo contra os interesses do povo e do país.

Hoje, é ainda mais difícil com todos os decretos que ele está tomando para satisfazer seus próprios interesses e os daqueles que detêm o poder. Desde 7 de fevereiro, o governo Moïse tem acelerado sua repressão a todos os principais lutadores, filhos de pessoas que discordam da forma como o país está indo ou contra organizações progressistas e partidos políticos de oposição. Ele já estava tomando várias decisões, como os decretos antipopulares e antidemocráticos que havia emitido. Hoje, seu objetivo de estabelecer um clima de repressão – terror e medo generalizado – para desmantelar a mobilização e a luta do povo é evidente.

Leia mais
Haiti começa a se levantar…de novo

O governo Moïse não conseguiu comprovar que seus oponentes conspiravam ou preparavam golpes contra a segurança do Estado. Assim, ele passou a fazer prisões arbitrárias e usar dispositivos repressivos sob seu controle, como a política, o Judiciário, o Exército, gangues armadas e a base de partidários do PHTK para aterrorizar e torturar as massas populares. Enquanto isso, seus oponentes se lançam a todo tipo de velhos acordos políticos ou econômicos com os representantes do imperialismo, da burguesia e do grande capital haitiano que apoiam o atual presidente a permanecer no poder.

O exemplo mais recente que temos hoje são as prisões ilegais que ele fez, e a permissão para estabelecer uma zona franca agroindustrial para exportação nas áreas de Saint Michel Latalay e Pignon.

À frente do Estado, Moïse tem a missão de liquidar todos os recursos do país, seja através da mineração, ou simplesmente roubando todas as terras férteis dos pequenos camponeses para dar aos capitalistas a fim de continuar a exploração e o domínio sobre todos os trabalhadores, e reprimir selvagemente as massas populares que discordam desse projeto capitalista. É neste contexto que a equipe de Moïse trabalha pelo regresso a um regime ainda pior do que antes de Duvalier. Dizemos não à liquidação das riquezas do nosso país! Não à repressão aos combatentes militantes! Querem impor um regime de conselho do Neoduvalierismo!

As massas cada vez mais exigem que Jovenel se vá. Ele deve pegar seus trapos, esperar que os tribunais populares o julguem por todos os atos que comete contra o povo, pela corrupção, por seu apoio a sequestros e gangues armadas, o esbanjamento da riqueza natural do país e os seus crimes financeiros.

Repressão e terror, arbitrariedades e tortura contra os lutadores que se mobilizam são os meios para Moïse bloquear o movimento de protesto do povo e fazer o país regressar a um governo de Duvalier. Para que isso aconteça, os trabalhadores devem assumir a sua responsabilidade. Devem assumir seu destino para se levantar, forçar Jovenel e todas as suas camarilhas a saírem da chefia do Estado, e fazer com que as forças do imperialismo parem de interferir em nossos assuntos internos.

Para que isso seja verdade, o povo deve fortalecer suas organizações de combate para um levante democrático a fim de defender sua própria orientação frente (e nunca dentro) de qualquer governo de transição que seja estabelecido, e não sujeito a ele como tal. Do contrário, o campo do povo permanecerá sob o domínio dos novos representantes das classes dominantes. Só assim poderá ter nas mãos o seu destino de levar a cabo e construir projetos de outro tipo de sociedade, sem depender de nenhum político, mesmo da oposição a Jovenel.

A queda de Jovenel da chefia de Estado é uma luta para resistir às classes dominantes e uma luta para livrar o país do domínio imperialista. Grupos centrais, a OEA, a ONU e as embaixadas dos países imperialistas, trabalham para manter Jovenel à frente de um Estado que vai contra os interesses do Haiti. Esta batalha não pode ser feita em base a manobras se o peso das forças for a favor do campo dos trabalhadores! Deve haver uma revolta geral para se livrar desse estado de lixo e de todo o governo PHTK / Jovnèl Moses! Aba State Rotten Tyoul Bourgeois, Tyoul Grandon, Tyoul Imperialism!

Vamos nos organizar para bloquear o caminho de todos os políticos e ladrões oportunistas que estão dispostos a substituir o corrupto Jovenel no Estado! Viva a luta própria das massas populares e dos trabalhadores como peça central, sob a direção da classe operária!

VIVA UM ESTADO DOS TRABALHADORES!

10 de fevereiro de 2021