Turno da tarde adere à paralisaçãoParalisados desde às 6h da manhã de quinta-feira, os trabalhadores da CSN da Mina de Casa de Pedra, em Congonhas (MG) tiveram a adesão do turno da tarde. Já são 1.500 trabalhadores parados.

Sem condições de impedir a adesão dos trabalhadores, a CSN está forçando a permanência de um grupo de operários em seu local de trabalho. Esses operários, da denominada Área 38, estavam trabalhando no turno da noite, antes da decretação da greve.

A atitude da CSN expõe esses trabalhadores a risco e atenta contra a segurança física e psicológica dos operários. Além disso, configura crime contra a organização do trabalho e conduta tipificada no Código Penal, que estabelece penas de detenção e multa para o caso.

O sindicato já encaminhou um pedido de fiscalização urgente para a Secretaria Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) de Conselheiro Lafaiete (MG), se colocando à disposição para acompanhar a diligência.

Além disso, a empresa suspendeu a limpeza dos banheiros químicos da área de transbordo, onde os operários estão concentrados, e cortou o envio dos caminhões pipa, que descarregam água na área, diminuindo a poluição, que é intensa no local.

Os trabalhadores seguem firmes. Foi servido, há pouco, o X-Greve, sanduíche preparado pela equipe de apoio da greve. Ninguém arreda pé da portaria da empresa.

O Sindicato também formalizou perante a CSN a reivindicação votada em assembleia, de pagamento linear da PLR no valor de 3 salários base para todos os trabalhadores, sem discriminação.

A CSN ainda não se pronunciou oficialmente.