Os profissionais de educação da rede municipal de Niterói completaram 60 dias de greve nesta segunda, 2 de maio. A Assembléia Geral da categoria, realizada neste dia, aprovou a continuidade do movimento apesar do corte de ponto dos grevistas, que praticamente tiveram seus contracheques do mês de abril zerados.

A greve continua devido a intransigência do Prefeito Godofredo Pinto (PT), que é ex-Presidente do SEPE/RJ e que se recusa a negociar com o sindicato e apresentar uma proposta de que atenda às reivindicações do movimento. Além disso, Godofredo Pinto tenta jogar a população contra a greve.

A categoria, revoltada com essa intransigência, ocupou o gabinete do prefeito no dia 25 de abril, para exigir abertura de negociação. No dia seguinte, o Ministério Público da Infância e Juventude de Niterói também tentou intermediar uma negociação entre o sindicato e a prefeitura, que foi infrutífera, pois a prefeitura enviou representantes do 2º escalão sem poderes de negociação e, posteriormente, rejeitou a proposta rebaixada apresentada pelo MP, que garantia, entre outras questões, o estabelecimento do vencimento dos profissionais de apoio igual ao do salário mínimo nacional, conforme determina a Constituição Federal.

Apesar da intransigência e do corte de ponto a disposição de luta da categoria é muito grande. Após a Assembléia desta segunda-feira, 2 de maio, os profissionais de educação saíram em passeata pelas ruas do centro de Niterói e realizaram um ato público, em frente à Prefeitura, que contou com a participação de diversas entidades como o ANDES, ADUFF, CONLUTAS e SINTUPERJ, onde também foi distribuído um sopão para a população.

A luta dos profissionais de educação de Niterói segue e, agora, está mais fortalecida com a entrada em greve da rede municipal de educação de Duque de Caxias, que também luta pelo reajuste do vencimento e do Plano de Carreira.

Todos podem ajudar a luta dos profissionais de educação do Rio de Janeiro através do envio de moções de solidariedade e de contribuição financeira na conta-corrente 03547-8, Agência 6022 do Banco Itaú.

SOLIDARIEDADE

  • Clique aqui para enviar uma mensagem ao prefeito de Niterói