Detalhe do protesto desse dia 5, em Atenas

Crise se aprofunda em meio ao anúncio da demissão de 30 mil funcionários públicos até o final do anoEsse dia 5 de outubro foi um dia de mais uma greve geral que parou a Grécia e levou milhares às ruas, contra os efeitos da crise econômica e os sucessivos ajustes anunciados pelo governo do socialista George Papandreou (Pasouk). A greve foi convocada pela central que reúne os sindicatos dos trabalhadores do setor público, a Adedy e a GSEE, que representa os trabalhadores privados.

Bancos, escolas, aeroportos e trens pararam nessa quinta greve de 24 horas realizada só em 2011. Hospitais públicos atendiam somente os casos de emergência. Profissionais liberais como advogados e farmacêuticos também engrossaram as mobilizações. Transporte público, como acontece nesses dias de greve geral, funcionou apenas para transportar os manifestantes.

Demonstrando cada vez mais indignação em relação ao caos social em que o país mergulhou nesses últimos dois anos de ajustes, o povo grego mais uma vez foi às ruas. A principal manifestação ocorreu na capital Atenas. Quando os manifestantes, na praça Sintagma, marcharam para o prédio do Parlamento grego, foram violentamente reprimidos pela polícia com bombas de gás de lacrimogêneo e cassetetes. Ao menos 12 pessoas foram presas e várias outras ficaram feridas.

Crise se aprofunda
A quinta greve geral do país heleno ocorre no momento em que se aprofunda a crise fiscal e o governo anuncia planos de cortes ainda mais radicalizados. Nesse dia 2 de outubro, em pleno domingo, o gabinete do governo se reuniu para anunciar que o país não cumprirá as metas de redução do déficit acertadas com o Banco Central Europeu, a União Europeia e o FMI, em troca da ajuda para fechar suas contas.

O governo refez seus cálculos ao perceber que a recessão agravada pelos pacotes de austeridade seriam muito mais severas do que se esperava. Não tendo como evitar uma perda na arrecadação, o governo grego, pressionado pela troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e FMI) espera aumentar os cortes para economizar ainda mais e continuar pagando a dívida pública, que chega o equivalente a 145% do PIB.

Ao mesmo tempo, parte do processo de aprofundamento dos cortes, anunciou um plano para cortar os salários e demitir 30 mil servidores públicos até o final do ano. Até 2015, o governo espera mandar para rua 500 mil funcionários públicos. O desemprego já atinge 16% da população grega.

A demonstração de combatividade do povo grego, porém, esbarra na direção das principais centrais sindicais. Do mesmo partido de Papandreou, elas se negam a empreender uma greve geral por tempo indeterminado contra a política recessiva do governo, limitando-se às greves de 24 horas.

LEIA MAIS

  • Grécia pode abrir novo momento da crise econômica internacional