A eleição para renovar a diretoria e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Gráficos do Distrito Federal aconteceu nos dias 14 a 16 de abril de 2008. Três chapas disputaram o pleito, e a Conlutas foi representada pela Chapa 2 – Oposição Gráfica 7 de Fevereiro.

Há três anos, a oposição vem se apresentando como alternativa à atual direção da CUT, que fez uma péssima administração, deixando de defender os interesses dos trabalhadores, abrindo espaço para o descumprimento generalizado dos direitos dos gráficos e isolando o sindicato do movimento sindical e social mais combativo.

Segundo Francarlos, presidente da Chapa 2, “atualmente, 50% dos gráficos estão sem carteira assinada, há prática de banco de horas sem qualquer controle, os salários estão rebaixados demais”. Ele lembra ainda que a terceirização vem causando rebaixamento salarial, como ocorreu no Banco do Brasil e na gráfica do Ministério do Trabalho.

Em razão de sua ligação com o governo Lula, a atual diretoria, filiada à CUT, não toma providências no sentido de organizar a luta contra os desmandos patronais e do governo. Além da chapa da Conlutas, apresentaram-se a Chapa 1 (CTB, central ligada ao PCdoB) e a Chapa 3 (CUT). A chapa 3 foi financiada por parlamentares do PT, inclusive pelo deputado federal Paulo Rocha, envolvido no escândalo do “mensalão”.

O resultado final apontou a vitória da Chapa 2, com 740 votos, enquanto a Chapa 1 obteve 214 votos, contra 441 votos dados à Chapa 3. No programa da chapa consta a reorganização da categoria e do sindicato, a discussão sobre a desfiliação da CUT, a luta contra as reformas neoliberais de Lula e seus aliados.

Os gráficos da Chapa 2 contaram com o apoio da Conlutas Nacional e DF, do MTL-DI, do MPRA, do Sindicato dos Gráficos de MG, do Sindicato dos Gráficos de SP e outros, além do Sindágua-DF, da Oposição Professores-DF, da Oposição Rodoviários-DF, dos Metalúrgicos-Itajubá e de diversos militantes de base da categoria.

A vitória da Chapa 2 é considerada uma grande vitória de todos os gráficos e também dos trabalhadores brasileiros que se colocam contrários às reformas implementadas pelo Governo Lula. Parabéns aos companheiros e companheiras!