A CPI dos Bingos está sendo sepultada por um acordo entre líderes governistas e a oposição burguesa, mesmo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por 9 votos a 1, que o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicasse os integrantes da CPI.

Com a desculpa de que há um excesso de CPI’s mistas e de que não há mais senadores para compor novas comissões, o governo, o PSDB e o PFL fizeram um acordão no Congresso, nesta quinta-feira, dia 23. Os partidos pretendem indicar os membros para instaurar formalmente a CPI, mas não definirão seu trabalho. Dessa maneira, pretendem burlar a determinação do STF. Quem tomou a iniciativa de propor tal acordo foi o senador tucano Arthur Virgilio. ‘É bom para o país todos esses casos polarizando a discussão?’, indaga o senador, que não faz questão de esconder a real motivação da celebração do acordo’. ‘Temos de nos entender sobre uma agenda de controle da crise, pois nenhum de nós é forte o bastante para querer controlá-la’ declarou o tucano que completou: ‘o PSDB não é um partido que fica jogando gasolina no fogo, sabemos que um incêndio em grandes proporções só pode interessar a um populista ou a um oportunista’. Pelo acordo, a CPI dos Bingos, caso venha mesmo a ser feita, só teria início após o término da dos Correios, ou seja, em 2006.

É importante recordar que a CPI dos Bingos foi proposta pelo PSDB e PFL para investigar a lavagem de dinheiro nos bingos e o envolvimento de Waldomiro Diniz, ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil, flagrado pedindo propina ao bicheiro Carlinhos Cachoeira, para campanhas eleitorais.

A instalação de mais uma CPI poderia complicar ainda mais a vida do ex-todo poderoso ministro de Lula. Na quarta-feira, Dirceu reassumiu seu mandato parlamentar e tentou dar uma demonstração de força, subindo à tribuna da Câmara para fazer um balanço do governo Lula. Contudo, a ação do ministro foi um verdadeiro fiasco, pois seu discurso apenas serviu para acirrar os ânimos entre os picaretas que por pouco não partiram para a pancadaria.

Como não podia deixar de ser, o acordo entre governistas e oposição burguesa teve uma contrapartida para os tucanos. Em troca de uma CPI dos Bingos de ‘mentirinha’, o governo prometeu não criar as CPI’s das privatizações, de irregularidades no Cartão do SUS e das privatizações no setor elétrico, sendo que esta última poderia revelar ao país um dos maiores esquemas de corrupção da história comandado na época por FHC.

Mais uma vez, o PT varre para debaixo do tapete toda a sujeira dos governos do PSDB e PFL. Estes partidos, por sua vez, estão longe de promover qualquer tipo de ‘golpe branco’ apregoado pela CUT, pela UNE e pelo MST. Estão mesmo é querendo sangrar o governo petista até as eleições de 2006, cuidando para que as suas antigas maracutaias não venham à tona. Nesse jogo não tem mocinho, todos estão com o rabo preso. O acordo celebrado para inviabilizar a efetiva criação da CPI dos Bingos apenas confirma que PT, PSDB e PFL são apenas farinha do mesmo saco.