Apesar de todos os esforços do governo, os partidos da oposição burguesa (PSDB e PFL) conseguiram reunir, em tempo recorde, assinaturas suficientes para abrir uma CPI do Congresso para investigar o esquema de corrupção nos Correios. Os líderes governistas não conseguiram conter os deputados da base “aliada” e nem mesmo do próprio PT. No final da tarde de terça-feira, dia 17, o próprio Roberto Jefferson (PTB) assinou o requerimento, fato que pôs por terra os esforços do Planalto. No final da tarde desta quarta, o pedido de abertura da CPI foi protocolado.

Pouco antes Roberto Jefferson tinha ocupado a tribuna da Câmara para se defender das acusações. No seu discurso, acompanhado atentamente pelo ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, o deputado apresentou uma defesa patética dizendo que Mauricio Marinho, diretor dos Correios flagrado por uma câmara de vídeo recebendo propina, confessava em uma carta “ter mentido e usado em falso o nome do PTB”. Na gravação publicada pela revista Veja, Marinho explica como funciona o esquema de propina chefiado por Jefferson.

Amigo é pra essas coisas
Desde o fim da semana passada, ministros e aliados do governo federal alimentam as páginas de jornal com fartos escândalos de corrupção. Preocupado com mais esse, Lula declarou solidariedade a Roberto Jefferson. “Amigo se vê nessas horas”, teria dito Lula conforme relato dos participantes da reunião.

O procedimento de Lula não impressiona. O mesmo posicionamento foi adotado pelo presidente em relação ao ministro da Previdência, Romero Jucá, acusado de dar fazendas fantasmas como garantia para empréstimo com recursos públicos, e sobre as acusações contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, investigado por evasão de divisas, crime eleitoral e sonegação fiscal.
CPI

Não se sabe se a oposição burguesa vai levar adiante a instalação de uma CPI. Contudo, o que se sabe é que com a comissão instalada, PSDB e PFL vão tentar preservar ao máximo Roberto Jefferson. Como já disseram os deputados tucanos, a CPI não será contra Jefferson e sim contra a “corrupção nos Correios”. Mais do que um simples reconhecimento pelos serviços prestados por Jefferson no passado, a oposição burguesa teme que uma CPI possa sair do controle e atrapalhar as eleições no ano que vem: Atrapalhar como? Fácil de explicar. Se a CPI vingar, as fontes tradicionais de financiamento de campanhas – bancos, empreiteiras etc – poderão se assustar e os caixas de campanha diminuir. Os empresários não querem ver suas imagens exibidas no noticiário dando dinheiro a políticos em troca de favores.

É possível que se concretize a CPI. Afinal pega mal se nada for feito. Todavia, uma vez instalada, a CPI será absolutamente limitada, decapitando apenas alguns “peixinhos”. Como diz o jornalista Ricardo Noblat em seu blog, a oposição burguesa “torce em silêncio para que o PT consiga barrar a CPI”.

Mais espaço
Ontem mesmo presidente teria se reunido com os líderes aliados e prometeu liberar cargos e subvenções. De acordo com o relato dos participantes, Lula disse que era preciso “colocar os cargos na mesa”, diminuir o espaço do PT no governo e dar aos aliados. Assim caminha o governo petista, que pretende recompor sua base no Congresso incorporando novos “Jucás” nas estatais e ministérios, indicados por outros tantos “Robertos Jefferson”.