Distrito de Bento Rodrigues destruído pela mineradora

Projeto de lei foi apresentado pelo governador do PT e aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas

Parece brincadeira do sensacionalista, mas não é. Pelo contrário, é muito sério. Não se passou nem um mês da tragédia de Mariana (MG), e o governo mineiro do PT, do governador Fernando Pimentel, apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa de Minas para acelerar as concessões ambientais às empresas de mineração.O projeto foi aprovado nesta quarta, 25 de novembro, pela Assembleia e agora o Secretário de Meio Ambiente terá autoridade para conceder licenças em “casos prioritários”. Não será mais preciso passar pela avaliação do Conselho Estadual de Política Ambiental, tornando o processo de licitação mais susceptível à corrupção e à pressão das mineradoras. Vai no caminho contrário que esta tragédia mostrou o que é o correto: a comunidade realmente opinar sobre a instalação dessas mineradoras na região.
 
É um verdadeiro absurdo! E mostra bem qual é a preocupação do governo neste momento… é dar segurança aos seus financiadores de Campanha (R$ 3,5 milhões doados pelas mineradoras apenas ao PT em Minas Gerais, sem contar as doações diretas aos parlamentares e diretório nacional) que tudo vai ficar como está, aliás, vai ficar melhor pra eles. 
 
Não há como negar: a rapidez em garantir as licitações das mineradoras em um momento que a atuação destas multinacionais é questionada pelo país ocorre na mesma proporção que é a omissão e a lerdeza em punir os responsáveis pela tragédia. Ninguém da direção da Samarco/Vale foi preso. Até agora, não  foi imposto a estas empresas o custo da tragédia para garantir a reconstrução das vidas das famílias, da cidade e recuperação do meio ambiente. Pelo contrário, a multinacional faz chantagem com o emprego dos trabalhadores.
 
Enquanto vidas foram destruídas, a preocupação dos governos é salvar as mineradoras. 
 
 
 
 
 

Post author