Desta vez, são os trabalhadores da S10A General Motors comunicou nesta sexta-feira, dia 14, ao Sindicato dos Metalúrgicos, que irá conceder férias coletivas para os trabalhadores do segundo turno do setor S10. Com isso, amplia-se mais uma vez o número de metalúrgicos da montadora em férias coletivas.

Os funcionários da S10 ficarão de férias entre 1 e 23 de dezembro, mas só retornam ao trabalho dia 5, em função dos dias pontes já compensados no decorrer do ano. A empresa não informou o número exato de funcionários do setor a serem atingidos, mas o Sindicato estima cerca de 400.

Este é o terceiro anúncio de férias coletivas em pouco mais de um mês. O primeiro período começou em 20 de outubro. A partir de segunda-feira, dia 17, entram em férias os trabalhadores da Powertrain e MVA (montagem dos modelos Corsa, Zafira e Montana). No dia 24, será a vez do CKD (fabricação de veículos desmontados para exportação). Somente esses setores somam cerca de 4 mil funcionários, segundo estimativa do Sindicato.

O motivo alegado pela empresa para a ampliação do número de funcionários em férias continua o mesmo: retração do mercado automotivo.

“Esse provavelmente não será o último período de férias anunciado pela empresa. Mas nós vamos nos mobilizar. Apesar do governo e das empresas insistirem em jogar a crise nas costas do trabalhador, nós não aceitaremos pagar essa conta”, diz o diretor do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

Conlutas distribui jornal
A Conlutas distribui a partir desta semana um jornal específico sobre a crise econômica e seus efeitos para os trabalhadores das quatro fábricas da GM no Brasil (São José, São Caetano, Mogi das Cruzes e Gravataí).

“Queremos discutir com os trabalhadores as reais causas dessa crise e da necessidade de nos organizarmos para impedir que os patrões joguem esta conta nas costas dos trabalhadores”, explicou Vivaldo. “Vamos iniciar uma grande mobilização pela estabilidade no emprego e pela redução da jornada de trabalho para 36, sem redução salarial e sem banco de horas”, afirmou.

  • Clique aqui e baixe este material (arquivo em PDF – 1,6 Mb)