Plenária da categoria também aponta indicativo de greve para junhoA Plenária dos Federais, realizada em Brasília no último final de semana, contou com mais de 260 pessoas, entre delegados e observadores. Entre as discussões mais importantes, estava a construção de um calendário unitário para a greve do funcionalismo e a luta contra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), pacote que contém inúmeros ataques aos trabalhadores em geral e, particularmente, aos servidores.

A Conlutas defendeu um calendário com início da greve para a primeira quinzena de junho e a vinculação da campanha salarial na luta contra o PAC. A proposta foi aprovada pelo plenário.

Como já era se esperar, delegados ligados a CUT e ao governo tentaram a todo custo, evitar a aprovação de um calendário unitário e, ao mesmo tempo, buscaram impedir qualquer vinculação da mobilização do funcionalismo com a luta global contra o PAC.

Os governistas realizaram todo tipo de manobras e chantagens. Como suas ações não surtiram efeito, terminaram abandonado o plenário. Eles representavam menos de 20% dos delegados presentes. A mesa manteve a continuidade dos trabalhos e a apreciação de todas as propostas apresentadas.

Concretizando a luta contra as reformas neoliberais do governo Lula, os servidores também incorporaram o dia de 23 de maio e as atividades do Fórum Nacional de Mobilização no seu calendário de lutas. Foi aprovado, por unanimidade, que na jornada do dia 23 serão realizadas greves e paralisações de 24 horas. Também foi aprovada uma resolução contra a Emenda 3, pela manutenção do veto. No entanto, foi adicionada a resolução as bandeiras de revogação do Super-Simples e a Super-Receita.

A aprovação desse calendário de luta e sua vinculação ao combate contra o PAC mostra que o aumento das lutas entre os trabalhadores começa também a se manifestar dentro do funcionalismo federal.

CONFIRA O CALENDÁRIO APROVADO:

  • Greve nacional de 24 horas no dia 23 de maio e participação nas atividades da Frente Nacional de Mobilização
  • Indicativo de início da greve geral no funcionalismo para a primeira quinzena de junho

    Eixos de Luta:
    Pela retirada do PLP-01/07 da pauta do Congresso Nacional
    A plenária da CNESF tem que se posicionar pela luta global contra o PAC
    Pauta de Reivindicações Unificada
    Contra a Emenda 3 e pela revogação do Super-Simples e Super-Receita