Trabalhadores estão no sétimo andar do Edise, no Rio de Janeiro, desde às 19h da sexta-feira. Além de reivindicações salariais e sobre o fundo de pensão, eles exigem o cancelamento do 8º leilão das reservas de gás e petróleo, marcado para esta semana.Em mais uma rodada de negociação, nesta sexta-feira (24/11), no Edise, o setor de Recursos Humanos da Petrobras novamente não apresentou nenhuma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores. Além disso, o gerente de RH afirmou categoricamente que a proposta enviada no último dia 17 é o máximo que a empresa pode conceder.

Diante da continuidade da política discriminatória da empresa em relação aos aposentados, trabalhadores novos e da ativa, os dirigentes das entidades que integram a Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) decidiram ocupar o sétimo andar do Edise, por tempo indeterminado. Integram a Frente os petroleiros dos sindipetros Rio de Janeiro, Sergipe/Alagoas, São José dos Campos, litoral Paulista, Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá.

A FNP orienta todas as bases a se organizarem e fazer mobilizações nas unidades, com atrasos de uma hora no expediente, restaurante e nas trocas de turno. É importante que os aposentados também participem realizando vigília na porta do Edise, em apoio aos companheiros que estão dentro da Companhia.

Segue abaixo o documento entregue pela Frente Nacional dos Petroleiros ao RH da Petrobrás nesta sexta, 24 de novembro.


FRENTE NACIONAL DOS PETROLEIROS – FNP

Os dirigentes desta entidade iniciam hoje, 24/11, ocupação no Edifício Sede da Petrobrás (Edise). O movimento tem quatro importantes bandeiras:

1) SUspensão do 8º leilão de petróleo e gás da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o fim dos leilões. O 8º leilão está marcado para os dias 28 e 29 de novembro. O Brasil tem petróleo para suprir a auto-suficiência somente pelos próximos dez anos. Nesse patamar, não tem sentido a Petrobrás realizar leilão de petróleo e gás. Aliás, o governo Lula, quando tomou posse em 2003, disse que realizaria o então 5° leilão porque já estaria em andamento, mas que não haveria mais leilões no país. Leilão é privatização!

(2°) Fim das discriminações na Petrobrás. Estamos na nossa data-base e entregamos nossa pauta de reivindicações à Companhia no dia 1°/09/2006. A Petrobrás apresentou uma proposta para o ACT da categoria que discrimina os aposentados, os novos funcionários e os readmitidos. A Petrobrás lucrou nos últimos nove meses R$ 20,7 bilhões. Esse é mais um lucro recorde da empresa. A Companhia não tem nenhuma grande nova descoberta. Os lucros são principalmente oriundos da Bacia de Campos, que foi descoberta e desenvolvida na década de 80, e os trabalhadores que proporcionaram essa riqueza ao país, em sua maioria, estão aposentados. A empresa exalta a auto-suficiência e pune esses trabalhadores. Os aposentados pagaram e ainda pagam o fundo de pensão Petros para receber até 90% do que receberiam se estivessem na ativa, conforme o Regulamento do Plano Petros BD, em seu artigo 41. A Petrobrás há vários anos vem desrespeitando o contrato e concedendo reajustes menores a esses companheiros nos acordos coletivos de trabalho. Desde 1996, suas perdas já atingem mais de 74% nos seus benefícios. Da mesma forma, remunera com salário menor os novos funcionários que entraram na empresa depois de 1997 e o mesmo faz aos empregados readmitidos.

3°) Pela implementação de uma política responsável com a saúde ocupacional

4º) Pelo fim da repactuação com a solução das pendências da Petros, sem prejuízo para os trabalhadores

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2006

LEIA TAMBÉM

  • [30/08/2006] ‘A FUP não fala mais em nosso nome´