Frente participa do Grito dos Excluídos
Raíza Rocha

Em Salvador (BA), a Frente de Esquerda Socialista participou do Grito dos Excluídos, afirmando a necessidade de uma real independência do país através da construção de um governo verdadeiramente dos trabalhadores. O candidato a prefeito pela Frente, Hilton Coelho, e Ana Vera, militante do PSTU e candidata a vereadora, participaram de todo o trajeto distribuindo seus materiais de campanha e conversando com a população nas calçadas sobre a importância de uma alternativa classista e socialista nessas eleições.

Na coluna do PSTU, ao som das batidas de percussão, ouvia-se o grito de rebeldia da juventude e dos trabalhadores baianos contra a opressão e exploração do povo negro. “Juventude negra, o que é que você faz? / Estou na resistência e nenhum passo eu dou atrás! / Juventude unida, qual é sua missão? Rumo ao socialismo combatendo a opressão!” e Olê Olê, Olê Olá / a violência, não quero não / quero saúde, moradia e educação” foram algumas das palavras-de-ordem cantadas.

A coluna do PSTU, que contava com cerca de 50 pessoas entre militantes e simpatizantes do partido, cantava palavras-de-ordem em ritmo de frevo, marchinhas, funk e axé, denunciando a violência, o desemprego e a opressão. Também denunciava que os candidatos do PT/PCdoB, PMDB, PSDB e DEM são todos farinha do mesmo saco e que Hilton Coelho e Ana Vera representavam a unidade da classe trabalhadora e uma alternativa socialista pra transformar Salvador.

Logo após o Grito dos Excluídos, aconteceu a festa do PSTU com muita música, feijoada e cerveja gelada. O candidato Hilton esteve presente e reafirmou a necessidade de termos uma vereadora jovem negra e socialista, como Ana Vera, que defenda na Câmara dos Vereadores os interesses do povo negro da cidade.

Essa semana, a campanha continua a todo vapor. Ana Vera fará panfletagens nas universidades e no Cefet. Na sexta-feira, na sede do PSTU, ocorrerá o Quilombo Raça e Classe Pré-Parada Gay com a exibição do filme Morango e chocolate. E no domingo, dia 14 de setembro, Ana Vera estará na Parada Gay na coluna do PSTU.