Ramones, uma das mais influentes bandas de punk rock de todos os tempos
Bob Gruen
Redação

Para os amantes do rock e da fotografia, a exposição “Rockers”, com 270 imagens fotografadas por Bob Gruen, leva a história e os ídolos do rock ao Salão Cultural da FAAP em São Paulo. A exposição ocorre de 16 de maio a 1º de julho, com entrada gratuita.

O fotógrafo norte-americano de 61 anos testemunhou muitos momentos históricos do rock e registrou tudo em suas famosas fotografias. As situações capturadas pela lente de Gruen desde os anos 60 estão divididas em nove temas na mostra, em ambientes com trilhas sonoras específicas. Na seção “Wall”, há fotos de figuras como Tina Turner, Rolling Stones, Kiss e outros. A parte denominada “Camarim” fotografa os bastidores do rock, enquanto a “Quarto de adolescente” simula os famosos pôsteres de bandas e artistas dos quartos juvenis. Há ainda homenagens específicas, como a “Sala John Lennon” e a “Sala Punk”, com imagens de Patti Smith, Dead Boys, Devo e Ramones.

Bob Gruen é um dos mais importantes fotógrafos de rock de todos os tempos, tendo capturado os melhores momentos de praticamente todas as figuras importantes deste estilo musical. Foi amigo de vários artistas, como John Lennon e Yoko Ono, o que lhe permitiu privilégios no registro da intimidade deles. Suas fotos apareceram em revistas como “Rock Scene”, “Crêem” e “Rolling Stone”.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, ou nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Para quem não vive ou vai à capital paulista, as fotos de Bob Gruen também podem ser vistas no livro “Rockers”, lançado no Brasil pela editora CosacNaify (218 páginas, R$ 69).