Em Porto Alegre, PSTU protestou pelo Haiti na marcha de abertura
Aline Costa

Organizações e entidades dos movimentos sociais realizarão, nesta sexta, um ato público em solidariedade ao povo haitiano e contra a ocupação militar no país. O protesto começa às 17h, na Praça Campo Grande, tradicional local de manifestações na cidade de Salvador. De lá, os manifestantes seguem em caminhada até a Praça Piedade, onde aconteceu a Revolta dos Malês, em 1835.

O ato terá a presença do estudante haitiano Frank Seguy. Otávio Calegari, estudante da Unicamp que estava no Haiti quando aconteceu o terremoto, também estará presente. Ele foi o responsável pela cobertura para o Portal do PSTU direto do país.

A manifestação vai denunciar a situação de miséria e o descaso com a população pobre haitiana. A condição de país mais pobre das Américas foi o que permitiu que a tragédia atingisse as dimensões atuais. Sem infraestrutura e sem provisões, a população tem muitas dificuldades para se levantar após o desastre.

Além disso, as tropas da ONU que ocupam o país caribenho já começam a reprimir a população revoltada com a fome e com a sede. Uma das prioridades das tropas tem sido garantir que não ocorram saques a supermercados e lojas, ou seja, garantir a integridade da propriedade privada.

O ato também fará referência e fará um protesto contra a violência contra os negros na Bahia. A população negra é maioria neste estado, somando cerca de 80%. O estado registra um crescimento de quase 80% no número de homicídios em 2008 com relação ao ano anterior segundo dados oficiais.

A atividade é convocada por Conlutas, Consulta Popular, Reage ou será Morto, Quilombo Raça e Classe, CJP, MTL, Juventude do PSTU, Intersindical, ANEL, Contraponto, FRU, MSTB.