O Encontro Nacional Contra as Reformas também deu a real dimensão da enorme responsabilidade que a Conlutas tem na organização da resistência contra os ataques do governo Lula. Principal organizadora do Encontro, a Coordenação Nacional de Lutas, desde o início, tem sido a principal voz a conclamar a unidade nas lutas.

Desta forma, por anos, a Coordenação Nacional de Lutas realizou um permanente chamado às demais forças para que rompam com o governo e a CUT e se somem na luta em defesa dos direitos.

Além disso, o encontro também mostra que a reorganização do movimento de massas passa pela ação dos movimentos sociais, tanto os de luta pela terra quanto os que reivindicam moradia. A presença de movimentos como MST, MTST, MTL e outros demon¬stra a necessidade de organizar esses setores dos trabalhadores e não apenas os que estão nos sindicatos. Tal tarefa é o que propõe a Conlutas, organizando e unificando as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, vítimas da política neoliberal aplicada pelo governo.

Portanto, a vitória na luta contra as reformas e em defesa dos trabalhadores passa de forma decisiva pelo fortalecimento da Conlutas como alternativa de organização e luta.
Post author
Publication Date