Gabriela Santetti, candidata do PSTU em Floripa, única alternativa socialista
PSTU Floripa

PSTU Florianópolis

Surgiu em Florianópolis (SC) uma frente eleitoral que promete resolver os problemas do povo na cidade. Essa frente é encabeçada pelo PSOL (Professor Elson prefeito), pelo PT (Lino Peres vice) e reúne REDE, PSB, PCdoB, PDT, UCB, PCLCP e UP.

Mas a verdade é que esta frente eleitoral já nasceu incapaz de resolver os problemas imediatos e históricos que afligem o povo trabalhador de Florianópolis por três motivos: 1) congrega partidos que se proclamam socialistas com partidos burgueses como REDE, PDT,  e PSB e partidos traidores e de conciliação de classe, como o PCdoB e o PT; 2) o programa reformista dessa frente sequer arranha a superfície dos problemas reais que afligem a classe trabalhadora; 3) não é uma frente contra Bolsonaro nem contra Mourão.

Quem promete governar para todos mente para alguém

O lema dessa Frente Eleitoral é “Uma Floripa de toda a nossa gente”. Mas, afinal, o que isso realmente significa? Significa que PSOL/PT/REDE/PDT/PSB/PCdoB/UP prometem governar para todos, sem distinção de classes sociais. Prometem um governo bom para os patrões e bom para os trabalhadores, bom para o especulador imobiliário e bom para o trabalhador sem-teto. Prometem um governo bom para os empresários do transporte e bom para os passageiros que sofrem espremidos em seus ônibus. Essa frente promete um governo bom para os empresários da Saúde e bom para os pacientes que agonizam nas portas dos hospitais. Ou seja, querem acender uma vela para deus e outra para o diabo. Isso não funciona.

Diga-me com quem tu andas…

Essa frente eleitoral PSOL/PT/PCdoB/REDE/PDT/PSB/UP diz que seus partidos  prezam pela “transparência e ética na gestão”. Ora, quer dizer que o PT, que se envolveu em mega escândalos de corrupção com banqueiros e empreiteiras, e saqueou os cofres públicos, é um partido que prima pela ética e pela transparência?! Quer dizer que o PDT, cujo presidente é réu por improbidade administrativa e investigado por Caixa 2, preza pela transparência e ética?! E o que dizer do PSB de Heráclito Fortes, o “boca mole” da lista de propinas da Odebrecht, e que abrigou Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro de Dilma, e que teve R$ 258 milhões em bens e dinheiro bloqueados pela justiça por corrupção[1]?

A frente eleitoral segue a velha cartilha econômica dos prefeitos passados

Não bastassem as modestas medidas para a Educação e para a Saúde, a Frente Eleitoral não diz de onde tirará dinheiro para fazer o que promete. E na política o silêncio diz muito.

PSOL/PT/PCdoB/REDE/PDT/PSB/UP não dizem uma palavra sobre a auditoria e a suspensão da dívida pública de Florianópolis com grandes empresários e banqueiros! Não se posicionam contra as polpudas renúncias e isenções fiscais concedidas aos grandes empresários na cidade e ficam em silêncio em relação aos grandes devedores da capital. Ou seja, enquanto os trabalhadores sofrem com a inflação, com o desemprego e com o endividamento, os milionários de Florianópolis seguirão devendo os cofres públicos, num eventual governo PSOL/PT.

A farsa do combate à extrema-direita

Os discursos do PSOL, do PT e PCdoB sobre um suposto fascismo do governo Bolsonaro são apenas meios para justificar suas alianças espúrias com partidos e figuras burguesas. Tanto é, que nas dezessete páginas do programa da frente eleitoral, sequer há as palavras “Bolsonaro” ou “fascismo”.

E olha que engraçado: o PCdoB se coligou com o PSL – o principal partido da extrema-direita do país – em 70 cidades, nestas eleições[2]. E o PT se aliou ao PSL em 145 cidades![3] Mas, ao contrário do PSOL, do PT e PCdoB, nós levamos Bolsonaro muito a sério. Não acreditamos em uma só palavra sua e sabemos que se ele e Mourão tiverem chances, tentarão dar um golpe militar no país. Por isso, todas as candidaturas do PSTU usarão as eleições pra denunciar os crimes de Bolsonaro e seu projeto autoritário gritando em alto e bom som: Fora Bolsonaro e Fora Mourão!

A alternativa socialista para Florianópolis

A única candidatura socialista para as eleições deste ano em Florianópolis é Gabriela Santetti e Diogo Leal, do PSTU. É, também, a única candidatura que diz toda a verdade para a classe trabalhadora e que se coloca a serviço das lutas pela derrubada de Bolsonaro e Mourão.

Queremos governar Floripa apoiados em Conselhos Populares, formados pelas organizações dos trabalhadores, nos bairros e locais de estudo, para substituir essa Câmara de Vereadores, composta por agentes do grande empresariado.

[1]Ver: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/04/12/os-investigados-do-psb.htm. Acesso em: 09 out. 2020.

[2]Ver: https://esquerdadiario.com.br/PcdoB-faz-coligacoes-com-PSL-em-70-cidades-e-afunda-ainda-mais-na-conciliacao-com-golpistas?fbclid=IwAR1RbsOQDRPsbY5CL5eAFxp9ALYtn5WyQyWYYM-6anv1L53WwS1SVFilAJ0. Acesso em 09 out. 2020.

[3]Ver: https://www.metropoles.com/brasil/psl-e-pt-deixam-ideologia-de-lado-e-se-unem-145-vezes-nas-eleicoes-2020. Acesso em: 09 out. 2020.