Nesta segunda-feira, 6, famílias da Ocupação Villa Itália, de São José do Rio Preto (SP), realizaram mais um ato em defesa do direito à moradia. Os manifestantes ficaram em frente ao Tribunal da Comarca do Estado de São Paulo, aguardando a decisão judicial sobre a reintegração de posse.

Porém, a Defensoria Pública não comunicou as famílias que a prefeitura já havia entrado com um pedido de sobrestamento, ou seja, a suspensão do prazo de 60 dias para se manifestar no processo. Considerando o pedido de aditamento do processo, as famílias – crianças, idosos e todos os moradores presentes no Fórum – realizaram mais uma caminhada até a prefeitura para solicitar a anulação da reintegração de posse.

O chefe de gabinete, Zeca Moreira, recebeu uma comissão de seis moradores. Ele informou não estar ciente de todo o processo de moradia da ocupação e pediu um prazo até a próxima quinta-feira, 9, para se posicionar quanto às reivindicações.

A ocupação tem mais de 300 famílias atualmente. Elas foram submetidas a responder um questionário em que, entre as perguntas, havia uma questionando se faziam parte da CSP-Conlutas. O questionário está sendo averiguado.

Confiamos na força de organização das famílias e sabemos que o direito à moradia só será garantido com mobilização e luta. Contamos com o apoio dos movimentos que se solidarizam com a luta por moradia. Parabéns a todos que participaram da manifestação. Seguiremos firmes até a vitória!