Combater o racismo é uma luta de todos nósNo dia 26 de abril, tive a oportunidade de participar de parte do IV Encontro Nacional de Sindicalistas Anti-Racistas (Ensar), realizado pela CUT. Mais do que nunca, saí de lá convencido de que a luta contra o racismo não só é uma das questões fundamentais neste país, como também é uma tarefa que deve ser abraçada pelo conjunto da classe trabalhadora brasileira.

Não só porque mais da metade da população deste país é negra. Mas, sim, principalmente, porque, em qualquer canto do mundo, exploração capitalista e opressão racial são inseparáveis e, consequentemente, têm que ser combatidas conjuntamente, sempre respeitando as especificidades decorrentes do racismo.

Exemplos disto não faltam. Hoje, quando lutamos contra o neoliberalismo e os efeitos nefastos da globalização; quando nos mobilizamos contra o desemprego, a falta de moradia, a exclusão do sistema educacional, o arrocho salarial, não podemos nos esquecer que, apesar de serem comuns à maioria da classe operária, estes problemas atingem de forma muito mais contundente aqueles que, durante quase quatro séculos, foram vitimados pela escravidão e, consequentemente, são, até hoje, marcados pelo racismo.

Por isso mesmo, acreditamos que seja fundamental que as entidades do movimento sindical, estudantil e popular — bem como todo e qualquer candidato que se apresente em defesa dos interesses dos trabalhadores — levantem, permanentemente, um programa anti-racista. Um programa que, no nosso entender, só tem sentido e terá sucesso se voltar diretamente contra os que mais se beneficiam com o racismo: os patrões e seus comparsas.

Não será jamais em aliança com os “setores progressistas” da sociedade, muito menos aplaudindo a ladainha mentirosa de FHC e seu plano de direitos humanos, que combateremos o racismo. Essa é uma luta a ser travada em uma aliança do movimento negro com os trabalhadores e todos os demais setores marginalizados da população. Uma luta que, para ser vitoriosa, tem que ter como estratégia a construção de uma sociedade socialista