Já começou a contagem dos votos das eleições ocorridas hoje, 30/01, no Iraque. O resultado oficial e o número correto de votantes devem sair em dez dias, segundo a Comissão Eleitoral Independente. Inicialmente, a taxa de comparecimento divulgada pela Comissão foi de 72%, num universo de 14,2 milhões potenciais eleitores que é, porém, apenas uma estimativa. Apesar disso, as agências internacionais pró-EUA e diversos chefes de Estado já comemoram esse dado.

Ainda não se sabe também a quantidade de votantes sunitas e xiitas – estes apresentaram candidato apoiado pelos EUA. As eleições, realizadas em verdadeiro estado de sítio, são a estratégia norte-americana para tentar reverter o insucesso da ocupação e, assim, consolidar a dominação por meio da posse de um governo fantoche, favorável ao imperialismo. Prova dessa imposição à população iraquiana é o fato de os candidatos aparecerem na televisão protegidos por máscaras, para evitar atentados.

Apesar da repressão, a resistência iraquiana respondeu à farsa das eleições realizando 14 ataques – num saldo de 30 a 40 mortos, segundo dados das agências internacionais.