LIT-QI

Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional

Declaração de Worker’s Voice (Voz dos Trabalhadores – seção da LIT-QI nos EUA) contra o toque de recolher e a Lei Marcial

Os vídeos de ambas as forças patrulhando bairros residenciais e se comportando como tropas de ocupação aterrorizaram e inflamaram a maioria dos que vivem em nosso país, assim como os muitos vídeos e relatos de uso recorrente, arbitrário e desproporcional da violência e de detenções ilegais contra manifestantes pacíficos e mesmo passantes.

Segundo a direção da Guarda Nacional, até o dia 3 de junho “a quantidade histórica de 74.000 soldados e aviadores da Guarda Nacional foram ativados para operações domésticas nos Estados Unidos” em 31 estados e no distrito de Columbia. Em comparação, há hoje cerca de 9.000 soldados dos EUA ocupando o Afeganistão e mais 5.000 no Iraque

Desde a segunda-feira, 1 de junho, vários governos de cidades e condados impuseram toques de recolher em mais de 80 áreas urbanas.[1] Sabemos que o número é na verdade maior, já que esse dado é resultado de uma compilação de 30 departamentos de polícia, e só o condado de Los Angeles já teve mais de 3.000 presos desde 29 de maio, sexta-feira, dos quais a enorme maioria foram detidos por coisas não violentas como se recusar a dispersar ou não respeitar o toque de recolher.[2]

Como se não fosse o bastante, Trump ameaça mobilizar as Forças Armadas para esmagar os protestos. O governo também está mobilizando xerifes de condado, policiais rodoviários, e mais recentemente a Patrulha da Fronteira e o Serviço de Imigração para se juntar ao exército de forças militarizadas para atacar os manifestantes nas ruas.

Nos opomos categoricamente a essas medidas, e exigimos a imediata retirada da Guarda Nacional e da polícia militar das ruas, assim como o fim de todos os toques de recolher. Essas medidas são, na prática, uma lei marcial imposta às áreas urbanas em que a maior parte da população dos EUA está concentrada – especialmente as comunidades negras e não-brancas*.

Elas são uma violação fundamental de nosso direito à liberdade de expressão, reunião e protesto. Mas, mais importante, elas são organizadas para “dominar”, esmagar, suprimir e humilhar esse movimento multirracial de rebelião contra a violência racista e a recusa do governo de amenizar de forma significativa os efeitos devastadores que a pandemia está tendo sobre a classe trabalhadora.

Tanto Democratas quanto Republicanos estão apoiando e aplicando essas medidas da Casa Branca nos governos estaduais e locais. Usam imagens de saques e violência para justificar essas medidas, e dizem que essas medidas são para “nos proteger” e “restaurar a paz”. Elas não são. Essa mobilização massiva de forças militares contra civis não é para proteger em risco num contexto de pandemia, ou sequer para proteger pequenos negócios; seu significado é a intimidação política e legitimação da violência permanente contra corpos negros e não-brancos*. É dominação e subjugação política.

Como o próprio Trump disse para os governadores em 1 de junho, “se vocês não dominarem estão perdendo tempo, eles vão atropelar vocês, vocês vão parecer um bando de idiotas… vocês precisam prender pessoas, e vocês precisam processar pessoas, e elas tem que ir para a prisão por muitos anos”.

Por isso, convocamos todos os sindicatos, organizações da classe trabalhadora, grupos de direitos dos imigrantes, organizações comunitárias e estudantis, e outros para se juntar ao movimento que surge para enfrentar essas medidas. Nós precisamos organizar protestos massivos, com medidas de segurança e lideranças claras, para desafiar essa tentativa de nos silenciar.

Não podemos permitir que essa resposta se torne algo normal contra turbulências sociais e ações políticas das massas.

Precisamos defender nosso direito a lutar, e precisamos crescer, porque precisamos vencer!

Eles querem nos dominar, nós queremos nos libertar e a todos!

Prisão para todos os policiais assassinos! Justiça para George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor!

Retirada da Guarda Nacional e da polícia militar!

Fim das prisões em massa e de todos os toques de recolher! Retirada de todos as acusações!

Pela solidariedade da classe trabalhadora e contra o racismo: todos às ruas para protestar por George Floyd!

[1]https://www.buzzfeednews.com/article/scottpham/floyd-protests-number-of-police-arrests

[2] https://www.theguardian.com/us-news/2020/jun/03/george-floyd-protests-los-angeles-arrests

*Nota da tradutora: tradução de “Black and Brown”; ‘Brown’ se refere a latinos, indígenas, árabes, imigrantes do subcontinente indiano e outras minorias étnicas não-negras e não-asiáticas.

[traduzido por Miki Sayoko]