A Coordenação de Luta dos Estudantes do Rio Grande do Sul (CONLUTE-RS) realiza, neste fim-de-semana, 3 e 4 de dezembro, o I Congresso Intermunicipal de Estudantes Secundaristas. O evento, que espera contar com a presença de 200 pessoas, sendo 100 delegados eleitos nas escolas, pretende ser um contraponto ao congresso da União Brasileira de Estudantes (UBES), que, a exemplo da UNE, transformou-se num pólo defesa ao governo Lula.

Na pauta, estão os temas “Conjuntura e reorganização do movimento estudantil e sindical” e “Transporte público e passe livre”.

A CONLUTE atua em nível nacional e existe desde maio de 2004. A Coordenação defende a ruptura com as entidades que não representam mais os interesses dos estudantes – UNE e UBES – e a construção de uma nova alternativa para organização estudantil.

O congresso acontece em Santa Cruz do Sul, na Faculdade Dom Alberto. O credenciamento estará aberto a partir das 11h de sábado, dia 3 de dezembro. O evento terá a presença e o apoio, entre outros, da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Santa Cruz do Sul, da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e de diversos grêmios estudantis, que realizaram eleições de delegados em suas escolas.